Mato Grosso do Sul tem oito municípios no ranking dos maiores PIBs agropecuários

Ribas do Rio Pardo ocupa o 3º lugar nacional, e Rio Brilhante aparece na 5ª posição, segundo estudo da Agenda Pública

Por Redação
28/07/2025 06h58 - Atualizado há 2 semanas
Mato Grosso do Sul tem oito municípios no ranking dos maiores PIBs agropecuários
(Créditos: Reprodução)

Oito municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os 50 maiores PIBs agropecuários do Brasil com melhor equilíbrio entre geração de riqueza no campo e indicadores sociais. É o que mostra o estudo “Agro & Condições de Vida”, realizado pela organização Agenda Pública.

O levantamento avaliou o desempenho das cidades a partir de seis dimensões: saúde, educação, infraestrutura, proteção social, gestão pública e desenvolvimento agropecuário. Nenhuma das 50 localidades analisadas atingiu índice considerado de qualidade de vida “alta” — acima de 0,6. A média nacional foi de 0,48.

Ribas do Rio Pardo, destaque no setor de celulose, ocupa o 3º lugar no ranking nacional, com índice de 0,54, atrás apenas de Cascavel (PR) e Campos de Júlio (MT). Rio Brilhante aparece logo depois, em 5º, com o mesmo índice.

Outros municípios sul-mato-grossenses também superaram a média nacional: Três Lagoas está na 17ª colocação e Costa Rica na 18ª. Maracaju (46º) e Dourados (47º), por outro lado, são os únicos do estado abaixo da média, com índices de 0,47 e 0,46, respectivamente. Ponta Porã e Sidrolândia também aparecem na lista, mas sem destaque nos extremos.

De acordo com os pesquisadores, os dados reforçam que parte da riqueza produzida no campo pode ser revertida em melhorias concretas para a população, desde que acompanhada de políticas públicas eficazes.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros