Ministério do Meio Ambiente concede "Selo Verde" a Mato Grosso do Sul

Estado foi certificado por cumprir primeira etapa da Agenda Ambiental na Administração Pública

Por Redação
13/08/2025 06h40 - Atualizado há 5 dias
Ministério do Meio Ambiente concede "Selo Verde" a Mato Grosso do Sul
(Créditos: Divulgação)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu o Selo A3P 2024 do Ministério do Meio Ambiente, reconhecendo sua adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em fevereiro de 2025. Essa iniciativa federal visa promover práticas sustentáveis nos órgãos públicos. O Selo foi concedido pela realização do diagnóstico socioambiental e a coordenação das ações está a cargo da Secretaria de Estado de Administração. Além disso, será realizado o 1º Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica em agosto, com o foco na sensibilização dos servidores para práticas sustentáveis.

O Governo de Mato Grosso do Sul foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima com o Selo A3P 2024, concedido nesta segunda-feira (11). O certificado valoriza a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), adotada pelo Estado há menos de seis meses, após assinatura do termo de adesão pelo governador Eduardo Riedel, em 21 de fevereiro de 2025.

A A3P é uma iniciativa federal que estimula a responsabilidade socioambiental em órgãos e entidades públicas, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia da gestão. No Estado, a coordenação é feita pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), que incorporou as diretrizes ao Programa MS Multiplica.

“A adesão à A3P significa transformar nossa rotina administrativa, e a SAD vem, desde fevereiro, trabalhando de maneira transversal com todos os órgãos do Governo do Estado, a fim de conhecer a realidade e promover a incorporação de práticas que reduzem impactos ambientais, geram eficiência e inspiram. Esse reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima comprova que a gestão e os servidores estaduais estão tornando possível a união de inovação, responsabilidade e compromisso com o futuro. Entendemos que esse é o primeiro passo em um caminho sólido para a consolidação da sustentabilidade, em longo prazo, na gestão pública estadual”, afirma o titular da SAD, Frederico Felini.

O Selo A3P foi concedido pelo cumprimento da primeira etapa do ciclo da agenda: o preenchimento do diagnóstico socioambiental no sistema RESSOA, plataforma federal de gestão da sustentabilidade na administração pública.

O programa atua em seis eixos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos; qualidade de vida no trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.

Além de estabelecer metas e monitorar indicadores como consumo de água e energia ou geração de resíduos, a A3P permite avaliar práticas sustentáveis de todos os órgãos estaduais. A governança é coordenada pela Comissão Gestora Central (CGC), que define ações e indicadores, executados pelas Comissões Gestoras Internas (CGIs).

O Programa MS Multiplica integra ainda o Programa de Estágio do Governo do Estado, que em 2025 passou a incluir conteúdos voltados à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Voltado para universitários, o estágio busca formar cidadãos conscientes e preparados, conectando a formação acadêmica às demandas reais do serviço público.

1º Seminário de Sustentabilidade

Dentro das ações de sensibilização da A3P, o Governo do Estado promoverá, no dia 19 de agosto, o 1º Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica. O evento contará com palestras, apresentação de casos de sucesso e a entrega oficial do Selo A3P 2024 por um representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“A ação tem o objetivo de gerar sinergia entre todos os servidores nas práticas sustentáveis, promovendo sensibilização para mudanças e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis no seu dia a dia de trabalho, expandindo, da mesma forma, para a sua vida cotidiana”, explica Felini.

O seminário também pretende ampliar o conhecimento dos servidores sobre o MS Multiplica, aproximá-los de estagiários, mentores e membros das CGIs, nivelar informações sobre a A3P e reforçar a importância da participação de todos para cumprir as etapas previstas nos órgãos.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros