O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, por meio de resolução publicada nesta sexta-feira (1º), a suspensão da queima controlada e da queima prescrita em todo o território estadual. A medida, válida de 1º de agosto a 30 de novembro de 2025, foi adotada diante do cenário de estiagem que afeta o Estado, especialmente a região norte.
A decisão é assinada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e reforça o anúncio feito no último dia 23 de julho, menos de um mês após a divulgação do Mapa de Áreas Prioritárias para Queima Prescrita na Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira (AUR-Pantanal), publicado em 27 de junho.
Comum em atividades agropastoris e florestais, a técnica da queima controlada passa a ser proibida em todo o Estado durante o período de seca. A previsão, segundo o governo, é de que os próximos meses sejam ainda mais secos e com temperaturas acima da média.
“Estamos vivendo o período de início de seca, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas previstas para os próximos meses. Diante desse cenário, o CICOE decidiu pela suspensão da queima controlada em todo o Estado”, afirmou o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.