Mato Grosso do Sul participará da World Travel Market London (WTM) 2025, de 4 a 6 de novembro, destacando-se como um importante evento global de turismo. O diretor da Fundtur-MS, Breno Amorim, enfatizou a relevância do Estado no mercado europeu e americano. Além de reuniões no estande da Embratur, haverá um cooking show com o chef Paulo Machado e o lançamento do projeto musical "Pantanal JAM". O Reino Unido é um dos principais emissores de turistas para o estado, representando 4,81% em 2024.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, Mato Grosso do Sul será destaque na World Travel Market London (WTM) 2025, uma das maiores e mais prestigiadas feiras de turismo do mundo, realizada no Centro de Convenções ExCeL London, na Inglaterra.
Reconhecida como o principal encontro global B2B do turismo de lazer, a WTM Londres reúne anualmente a comunidade internacional do setor para promover conexões, trocas de conhecimento e oportunidades de negócios que impulsionam o futuro das viagens em todo o mundo.
O diretor de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Breno Amorim, destacou a importância da participação do Estado no evento, que há anos tem fortalecido a presença sul-mato-grossense no cenário internacional.
“Hoje o mercado europeu e o americano são os principais mercados internacionais para Mato Grosso do Sul. Não podíamos deixar de estar na WTM Londres para reforçar nosso relacionamento e posicionamento feitos ao longo dos anos junto à Embratur”, afirmou.
Além de reuniões e atendimentos no estande da Embratur, o público também poderá conferir o cooking show de Mato Grosso do Sul, programado para quarta-feira (5), com o chef Paulo Machado, uma das maiores referências da gastronomia regional. Ele apresentará o Ceviche Pantaneiro com chips de mandioca, Sanduichinho de cupim desfiado com toque de vinagrete e mini pão francês ou brioche, Chipa com doce de leite e Drink de Tereré (erva-mate) com toque de cachaça artesanal.
Outro destaque da programação será o “Pantanal JAM – Canções com sons da natureza”, projeto musical inédito que mistura vozes e instrumentos de artistas pantaneiros aos sons naturais captados na região, como aves, águas e ventos. O lançamento oficial ocorreu no dia 1º de novembro, durante o evento Visit Brasil Gallery – Pantanal, promovido pela Embratur em Nova Iorque.
Reino Unido entre os principais emissores de turistas para MS
De acordo com dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, o Reino Unido representou 4,81% da emissão de turistas internacionais para o Estado em 2024, ocupando o 8º lugar no ranking geral e o 4º entre os países europeus.
Entre janeiro e setembro de 2025, os visitantes britânicos mantiveram posição semelhante: 4,26% da emissão de turistas internacionais para MS, também em 8º lugar no ranking geral e 4º entre os emissores europeus no período.