Operação nacional contra desmatamento começa em 17 estados, incluindo Mato Grosso do Sul

Operação já resultou em R$ 143,1 milhões em multas na edição de 2024

Por Redação
15/09/2025 13h25 - Atualizado há 3 horas
Operação nacional contra desmatamento começa em 17 estados, incluindo Mato Grosso do Sul
(Créditos: Reprodução)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deu início, nesta segunda-feira (15), à oitava edição da Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao combate do desmatamento ilegal em todo o país. A ação acontece de forma simultânea em 17 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

As fiscalizações são coordenadas pelos Ministérios Públicos estaduais em parceria com instituições ligadas à proteção ambiental. As ações incluem monitoramento remoto e incursões em campo, que seguem até o dia 25 de setembro. Ao final, serão contabilizados os alertas de desmatamento fiscalizados, a extensão de áreas degradadas, propriedades embargadas e o total de multas administrativas aplicadas.

A coordenação nacional é conduzida pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Na edição de 2024, a operação identificou 19,5 mil hectares de desmatamento ilegal, o equivalente a 27 mil campos de futebol, a partir de 1.635 alertas. O trabalho resultou na aplicação de R$ 143,1 milhões em multas, o maior valor registrado desde a criação da operação.

Segundo os organizadores, o percentual de alertas efetivamente fiscalizados cresce a cada ano. Em 2024, houve aumento de 9% nas áreas monitoradas e de 16% no número de propriedades verificadas em comparação ao ano anterior.

A estratégia inclui o uso de sistemas como o Mapbiomas Alerta e o Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica para identificar áreas desmatadas e seus responsáveis. As etapas envolvem a checagem de licenças ambientais, fiscalização remota e presencial, lavratura de autos de infração, embargos e medidas para cessação dos danos ambientais e climáticos.

Os resultados da edição de 2025 serão divulgados no dia 26 de setembro, em transmissão online ao vivo a partir das 9h. O local de divulgação será informado previamente.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros