A Prefeitura de Corumbá, em parceria com o trade turístico, lançou neste fim de semana a quarta edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal. O anúncio ocorreu durante a Fishing Show Brasil 2025, realizada em São Paulo até domingo (31), considerada uma das maiores feiras do país dedicadas à pesca esportiva, turismo de natureza e vida outdoor.
A competição será disputada no Rio Paraguai, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, abrindo oficialmente a temporada de pesca esportiva em Corumbá no próximo ano. O lançamento, organizado pela Fundtur (Fundação de Turismo do Pantanal), contou com a presença de representantes dos ministérios do Turismo, Aquicultura e Pesca, Integração e Desenvolvimento Regional, além da Embratur.
Antes promovido pela iniciativa privada, o Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal passa a ser organizado pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo). Em 2024, o evento atraiu pescadores de diferentes regiões do Brasil e também da Argentina, Bolívia e Paraguai.
Reconhecida como principal polo de pesca esportiva do Pantanal, na modalidade de pesque e solte, Corumbá possui uma das estruturas fluviais mais completas do país. São 28 barcos-hotéis, com capacidade de até 80 pessoas cada, que operam de janeiro a 5 de novembro, quando tem início a piracema — período de reprodução dos peixes. Além disso, o município conta com pousadas e pesqueiros especializados para atender turistas e competidores.