O Centro de Sustentabilidade da Fiems iniciou novas articulações para consolidar a Jornada de Descarbonização da Indústria em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (19), a equipe se reuniu com representantes da empresa suíça Sentinel Earth e outros parceiros estratégicos para discutir o fortalecimento das indústrias do Estado diante da crescente demanda global por processos produtivos sustentáveis.
De acordo com o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, o diagnóstico feito pela instituição demonstra que o setor industrial sul-mato-grossense tem grande potencial para atuar no mercado de carbono. “Nós temos mais de 8 mil indústrias no Estado e não temos braços para atender todos, por isso precisamos criar uma rede de parcerias. Uma das ideias é que sejamos um hub para ajudar tanto na geração desses créditos quanto nas ações de descarbonização”, afirmou.
A reunião teve como foco o intercâmbio de experiências e a busca por possíveis parcerias em um mercado que ainda está em estruturação no Brasil. Pela Sentinel Earth, participaram o cofundador Thierry Bolle-Picard e o diretor de soluções baseadas na natureza, Edivando Vitor do Couto. A instituição é especializada em projetos de enfrentamento à crise climática em diferentes países.
Também estiveram presentes a representante da rede global de serviços financeiros StoneX Brasil, Karen Carvalho, além do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, e do coordenador do Departamento do Pantanal da entidade, Homero Figliolini.