A missão de Mato Grosso do Sul na Índia teve como foco a apresentação da Rota Bioceânica, um projeto que visa reduzir o tempo de entrega de mercadorias e os custos logísticos entre continentes, promovendo o comércio entre a Ásia e a América do Sul. A comitiva sul-mato-grossense, liderada pelo governador Eduardo Riedel, está no país para atrair investimentos e abrir mercados para produtos regionais, realizando visitas a importantes empresas como a Mahindra. A agenda incluiu reuniões com autoridades locais e o início de tratativas para intercâmbios em áreas como ciência, tecnologia e inovação.
A missão de Mato Grosso do Sul na Índia teve como um dos primeiros focos a apresentação da Rota Bioceânica, projeto de integração viária internacional que pode reduzir em até um quarto o tempo de entrega de mercadorias entre continentes, além de diminuir custos logísticos. A proposta, já conhecida no Estado, foi levada a empresários e autoridades indianas como oportunidade de intensificar o comércio entre a Ásia, a América do Sul e o Brasil.
A comitiva sul-mato-grossense cumpre agendas no país asiático até a próxima semana, com o objetivo de atrair investimentos e abrir mercados para produtos regionais. "Chegamos hoje de madrugada e já tivemos um dia extenso, com agendas importantes que deram o tom da perspectiva comercial que temos entre Índia e Mato Grosso do Sul, e o Brasil também. A Índia é um país que vem crescendo a taxas enormes, assim como o nosso Estado, e possui uma população gigantesca, com várias complementariedades empresariais", comentou o governador Eduardo Riedel.
A delegação visitou a Mahindra, uma das principais fabricantes de tratores e equipamentos da Índia, além de outras empresas com interesse em setores relacionados às demandas de Mato Grosso do Sul. "Já fomos a Mahindra, importante fabricante de tratores e equipamentos, e que tem uma série de novas empresas cuja perspectivas estão muito alinhadas às demandas de Mato Grosso do Sul. Aqui pudemos apresentar a Rota Bioceânica, que é importantíssima. Todos ficaram impressionados com as possibilidades que se avizinham, de um novo eixo de trânsito de bens e mercadorias, que sem dúvida nenhuma vai ser extremamente importante para nosso Estado", explicou Riedel.
A agenda também incluiu encontros com autoridades, como o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, cuja capital é Mumbai. Ele já havia sido recebido anteriormente por Riedel em visita ao Mato Grosso do Sul. "Começamos bem e pudemos ver bem a dinâmica empresarial local. O secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) já estabeleceu contatos para fazer intercâmbios em áreas como ciência, tecnologia e inovação, fora outras áreas de nosso interesse", concluiu o governador.
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, que também participa da missão, iniciou tratativas empresariais e destacou o potencial do intercâmbio. "O objetivo é esse, avançar nas discussões que envolvam o desenvolvimento do nosso Estado. Na mesa desde manhã, importantes projetos foram apresentados para importantes empresário de Mumbai. Entendemos que esse é o caminho para dar a oportunidade para que conheçam o Mato Grosso do Sul e também buscarmos ações de intercâmbio", destacou Longen.
Também integram a comitiva o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Artur Falcette, o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim, o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito.