O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou, nesta segunda-feira (4), um decreto que estabelece medidas de contenção de gastos na administração estadual. A decisão ocorre diante da queda na arrecadação pública e será publicada no Diário Oficial do Estado.
Com o novo decreto, cada secretaria estadual será responsável por realizar cortes internos com foco na redução de despesas. A medida busca garantir o equilíbrio fiscal do Estado sem comprometer áreas essenciais.
Apesar dos ajustes, o chefe do Executivo estadual assegurou que os investimentos em serviços essenciais serão mantidos e que não haverá aumento de impostos.
A meta do governo é enxugar até R$ 1 bilhão em despesas, para conter os efeitos da redução na arrecadação verificada no segundo quadrimestre de 2025. Segundo a administração estadual, o recuo nas receitas está ligado principalmente à queda na arrecadação do ICMS, que é a principal fonte de recursos do Estado.
Dois fatores explicam a perda de arrecadação: a diminuição nas importações de gás natural da Bolívia e a quebra da última safra agrícola, que afetou diretamente a atividade econômica sul-mato-grossense.