O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entrega nesta sexta-feira (5) um total de 28 veículos para reforçar a estrutura de atendimento nos municípios e comunidades indígenas. A cerimônia está marcada para às 15h, no estacionamento do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
A iniciativa integra a estratégia estadual para fortalecer a vigilância em saúde, apoiar o combate às arboviroses e ampliar a assistência nos polos indígenas, com foco na redução da mortalidade infantil.
Nesta etapa, serão entregues sete caminhonetes às secretarias municipais de Saúde de Corumbá, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, Japorã, Jateí e Sonora. O investimento chega a R$ 1.581.300.
Ambulâncias para polos indígenas
Durante o mesmo ato, a SES também formaliza a entrega de 21 ambulâncias tipo furgão 0km, adaptadas para suporte básico, destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS). O repasse, que soma R$ 5.953.290, vai contemplar polos-base localizados em Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru.
Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Karine Cavalcante da Costa, os veículos têm como objetivo garantir maior agilidade e segurança no transporte de pacientes. “Elas garantem o deslocamento mais rápido e seguro de pacientes e equipes. Isso amplia a resolutividade da atenção primária e contribui tanto para a redução da mortalidade materna e infantil quanto para a melhoria da resposta em situações de urgência”, afirma.
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, reforçou que a entrega faz parte de um planejamento para atender de forma específica as demandas dos municípios e comunidades indígenas.
"As caminhonetes vão apoiar as secretarias na execução de ações estratégicas, como o controle de vetores para conter as arboviroses, enquanto as ambulâncias fortalecem a estrutura do DSEI para oferecer atendimento de urgência e contribuir na redução da mortalidade infantil indígena. Estamos garantindo mais agilidade, segurança e capacidade de resposta para salvar vidas em todas as regiões do Estado”, destacou.