A saúde integral dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) será o tema central do I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que acontece no próximo dia 4 de setembro de 2025, em Campo Grande. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o evento propõe discutir estratégias para valorização profissional, proteção social e melhores condições de trabalho no setor.
O encontro será realizado na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, a partir das 7h30, reunindo trabalhadores do SUS, gestores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e residentes da área da saúde.
Para o superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES, André Vinicius Batista de Assis, o objetivo é fortalecer a participação coletiva. “Quando falamos em saúde integral, não nos referimos apenas à assistência prestada à população, mas também à garantia de condições físicas, emocionais e sociais para quem trabalha no SUS. O sistema precisa atuar com profissionais valorizados e protegidos”, destacou.
Programação
A abertura do dia será às 7h30, com credenciamento e prática de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Às 8h30, acontece a abertura institucional, seguida, às 9h, da palestra da pesquisadora Jeane Saskya Campos Tavares, sobre “Racismo institucional e seus impactos na saúde mental das trabalhadoras e trabalhadores do SUS”.
Na sequência, às 10h20, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio, falará sobre “Violência e assédio no ambiente de trabalho”.
À tarde, a programação retorna às 13h, com nova prática de PICS. Às 13h30, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Nogueira e Ferreira de Sousa, apresentará o “Cenário nacional da saúde e segurança das trabalhadoras e trabalhadores do SUS”.
Já às 14h30, será realizado o debate “Trabalhar na saúde: Entre o sofrimento e a realização”. O encerramento do encontro está previsto para as 17h, com apresentação cultural.