Exportações de MS pelo Rio Paraguai dobram mesmo sem dragagem

Minério de ferro lidera embarques por Corumbá e Ladário, com alta de 87% no semestre

Por Redação
16/08/2025 17h09 - Atualizado há 20 horas
Exportações de MS pelo Rio Paraguai dobram mesmo sem dragagem
(Créditos: Divulgação)

Exportações de minério de ferro por Mato Grosso do Sul via Rio Paraguai registraram crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, mesmo sem a dragagem da hidrovia. Dados consolidados apontam que o escoamento pela via fluvial aumentou mais de 87% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume exportado neste ano já superou o total de 2024.

O minério de ferro ocupa lugar de destaque na pauta de exportações brasileiras, sendo o quarto produto mais enviado ao exterior. A China é a principal compradora, com balança comercial de US$ 13,4 bilhões em aquisições do Brasil.

No cenário estadual, o produto integra a lista dos mais exportados por Mato Grosso do Sul, ao lado de celulose, carne bovina, farelo de soja e açúcar, todos em alta na balança comercial.

Segundo a Carta de Conjuntura do Comércio Exterior de MS, publicada regularmente pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Corumbá é um dos principais pontos de exportação. Os dois portos da cidade e o porto de Ladário concentram a movimentação de minério de ferro. Já em termos gerais, 41,57% das exportações sul-mato-grossenses passam pelo Porto de Paranaguá (PR).


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros