A missão internacional de Mato Grosso do Sul está no Japão para expandir o mercado de proteína animal e atrair investimentos em energia renovável, participando da Feira Internacional de Osaka. O governador Eduardo Riedel destacou a importância de fortalecer relações comerciais e a confiança mútua, ressaltando as oportunidades de investimento no Estado. A busca por novos mercados, especialmente no Japão, visa aumentar as exportações de carne bovina e firmar parcerias tecnológicas, além de potenciar a agroindustrialização local. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, enfatizou a proatividade necessária para atender a demanda mundial, o que gerará empregos e renda na região.
Após uma série de tratativas na Índia, a missão internacional de Mato Grosso do Sul segue nesta semana no Japão, onde concentra esforços para ampliar o mercado de proteína animal – o popular mercado da carne – e atrair investimentos para o setor de energia renovável, que abrange produtos como o gás natural.
O primeiro dia de agendas em solo japonês foi marcado por encontros nos pavilhões do Brasil e da Arábia Saudita durante a Feira Internacional de Osaka – Expo Mundial 2025, que terá como tema “Projetando uma Sociedade Futura para Nossas Vidas”. As reuniões serviram para fortalecer relações comerciais e institucionais.
“A nossa vinda para cá vai além dessa relação direta com empresas e instituições. É uma construção de confiança. O Japão ao longo do tempo tem mostrado apoio em importantes iniciativas em nosso Estado, e temos que estreitar ainda mais esse laço. Mato Grosso do Sul possui grandes oportunidades de investimento”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Entre as áreas destacadas por Riedel estão a proteína animal, a agropecuária e a energia renovável, alinhada à pauta global da transição energética. “As empresas podem apoiar o desenvolvimento dessa matriz energética para participar do desenvolvimento do Estado. A gente vê com bons olhos essa parceria”, completou.
Com o recente status de livre da aftosa sem vacinação, Mato Grosso do Sul busca ampliar sua presença nas exportações de carne bovina para a Ásia, especialmente para o Japão, um dos maiores mercados do mundo em volume e qualidade. O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que integra a comitiva, destacou que o objetivo é apresentar todo o potencial produtivo do Estado. Além de abrir novos mercados, o governo pretende firmar parcerias tecnológicas e atrair capital estrangeiro para fortalecer a agroindustrialização e a competitividade local.
“Temos que agir com proatividade para buscar esses novos mercados e as oportunidades, quer para a indústria quer para a agroindústria, bater de porta em porta para buscar atender nossa produção para a demanda mundial. Aqui no Japão há grandes oportunidades, e buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Isso significa emprego e renda em Mato Grosso do Sul”, complementou Riedel.