A primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul, a IFA Ltda. do grupo boliviano Laboratórios IFA S.A, será inaugurada em 2026 em Terenos, com um investimento de R$ 45 milhões e previsão de gerar 120 empregos diretos. A unidade produzirá fármacos como ibuprofeno e óleo de chia para o mercado interno e exportação. Durante uma reunião do Conselho Regional de Farmácia de MS, representantes discutiram o desenvolvimento da área farmacêutica e a qualificação profissional, destacando a importância da nova indústria para o estado.
A primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2026. Trata-se da unidade da boliviana IFA, que está sendo implantada no município de Terenos com investimento de R$ 45 milhões. A informação foi repassada pela diretoria da empresa durante reunião plenária do Conselho Regional de Farmácia de MS (CRF-MS), realizada na última sexta-feira (18), em Campo Grande.
O encontro contou com a presença de Camila Tarifa, diretora técnica da IFA Ltda., além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Estiveram presentes o coordenador de competitividade empresarial, Augusto de Castro, e a coordenadora de Relações Institucionais, Eli Sandra Francisco.
A expectativa é de que a indústria gere 120 empregos diretos na primeira etapa de operação. A unidade vai produzir fármacos de uso oral em cápsulas gelatinosas destinados ao mercado interno e à exportação, incluindo óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxican, picossulfato de sódio e nistatina, entre outros produtos. No ano passado, o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck visitaram as instalações da empresa na Bolívia.
Para o secretário Jaime Verruck, o empreendimento representa um marco para o Estado. “Ele vem para acrescentar na diversificação na nossa base industrial, com potencial de geração de 120 empregos no município de Terenos”, destacou.
Objetivos do encontro
A reunião teve como meta fortalecer o diálogo interinstitucional em prol do desenvolvimento da área farmacêutica em Mato Grosso do Sul. Segundo Eli Sandra, a visita também buscou ouvir as demandas sobre qualificação profissional da indústria e dos profissionais do CRF-MS. “A partir de agora vamos alinhar as demandas junto com a indústria e a prefeitura de Terenos para atender as expectativas de qualificação profissional”, ressaltou.
Participaram ainda representantes da Vigilância Sanitária Estadual, da SEMADES (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável de Campo Grande) e da Prefeitura de Terenos.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, reforçou a importância da presença da diretora técnica na reunião. “Ter a presença da Dra. Camila em nossa plenária é motivo de orgulho. A atuação da IFA Ltda. representa um marco para o nosso estado e abre novas possibilidades para o exercício profissional do farmacêutico em um setor tão estratégico como o industrial. Seguimos firmes no propósito de apoiar e valorizar todas as frentes de atuação da nossa categoria.”
Para o CRF-MS, o encontro representa um passo importante para o desenvolvimento do setor farmacêutico no Estado. Entre as iniciativas que podem surgir a partir dessa aproximação estão programas de estágio e formação continuada em indústria, projetos de pesquisa aplicada em colaboração com universidades e órgãos governamentais, além da expansão da produção local de medicamentos.
Saiba mais
A Indústria Farmacêutica IFA Ltda. faz parte do grupo Laboratórios IFA S.A, de origem boliviana, que possui mais de cinco anos de atuação, produzindo cerca de 75 produtos, como antibióticos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, suplementos minerais e antivirais, destinados principalmente à exportação.