Com estoques baixos, Hemosul convoca doadores de sangue A+ e O+

Cada doação pode salvar até quatro vidas, destaca o hemocentro

Por Redação
04/11/2025 12h08 - Atualizado há 1 semana
Com estoques baixos, Hemosul convoca doadores de sangue A+ e O+
(Créditos: Reprodução)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

A Rede Hemosul faz um apelo para a doação de plaquetas e dos tipos sanguíneos A+ e O+, essenciais para tratamentos médicos, com maior demanda no momento. A coordenadora Marina Sawada Torres destaca que, devido à validade curta das plaquetas, são necessárias de 130 a 150 doações diárias para manter os estoques. A doação é simples e segura, e quem deseja contribuir deve atender a alguns requisitos, como idade e condições de saúde. As coletas ocorrem nas unidades do Hemosul e em postos próximos.

A Rede Hemosul, responsável pelo abastecimento de sangue e componentes sanguíneos em Mato Grosso do Sul, faz um apelo à população para reforçar os estoques de plaquetas e dos tipos sanguíneos A+ e O+. Apesar de todas as tipagens serem bem-vindas, esses grupos apresentam maior demanda no momento.

A coordenadora do Hemosul, Marina Sawada Torres, explica que as plaquetas têm validade de cerca de cinco dias, o que exige reposição frequente. “O ideal para mantermos os estoques entre os níveis seguros é de 130 a 150 doações diárias. Por isso, a participação da população é fundamental”, destaca.

Essenciais em diversos tratamentos, as plaquetas são utilizadas em procedimentos hematológicos, oncológicos, transplantes de órgãos, cirurgias de grande porte e emergências médicas. “Cada doação contribui diretamente para salvar até 4 vidas, garantindo que os hospitais tenham esse componente disponível quando necessário, pois não há substituto para o sangue, dependemos das doações para manter os estoques e atender aos pacientes”, reforça Marina.

Mesmo com uma rotina constante de coletas, o Hemosul lembra que a disponibilidade de sangue e plaquetas depende da solidariedade da população. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento com foto e atender aos critérios básicos exigidos.

O hemocentro reforça que a doação é simples, segura e rápida, e que a manutenção dos estoques de plaquetas e hemáceas é essencial para garantir o atendimento hospitalar em todo o estado.

Como doar sangue

Quem deseja doar pela primeira vez deve observar alguns requisitos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis; a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos);

• Pesar 51 kg ou mais e estar em boas condições de saúde;

• Dormir bem na noite anterior e fazer refeição leve antes da doação, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores;

• Manter-se hidratado antes e depois da doação;

• Levar documento oficial com foto;

• Evitar esforços físicos nas primeiras horas após doar.

As coletas podem ser feitas diretamente na unidade do Hemosul ou, no período da manhã, nos postos de coleta da Santa Casa e do Hospital Regional.

O Hemosul alerta que pessoas com doenças respiratórias devem aguardar a recuperação antes de doar. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses, e mulheres até três vezes, com intervalo de três meses.


Notícias Relacionadas »