Mato Grosso do Sul está entre os estados que receberam doses de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O medicamento foi enviado neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde, que fez a distribuição para as unidades federativas que solicitaram reforço no estoque.
De acordo com a pasta, o estado tem cinco casos suspeitos de intoxicação em investigação: três em Campo Grande, um em Rio Brilhante e um em Ladário.
Na primeira remessa, foram distribuídas 580 ampolas a cinco estados — sendo 60 destinadas a Mato Grosso do Sul, 90 à Bahia, 90 ao Distrito Federal, 100 ao Paraná e 240 a Pernambuco. As entregas estão sendo realizadas em parceria com as secretarias estaduais de saúde.
Também neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, ambos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.
“O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, reforça o ministro.