Com 4º menor índice de desemprego do País, MS foca nos jovens e mães para ocupar vagas existentes e zerar fila

Desafio é alcançar públicos específicos, como jovens sem Ensino Médio e mães sem creche

Por Redação
07/09/2025 08h21 - Atualizado há 5 horas
Com 4º menor índice de desemprego do País, MS foca nos jovens e mães para ocupar vagas existentes e zerar fila
(Créditos: Divulgação)

Mato Grosso do Sul está próximo de alcançar o pleno emprego, com taxa de desocupação de 2,9%, a 4ª menor do País, ficando atrás apenas de Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). Apesar do índice baixo, ainda há vagas em aberto nas empresas, e o desafio do governo estadual é encontrar trabalhadores para preencher esse espaço reduzido no mercado.

Esse foi o foco do 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda, realizado nesta sexta-feira (5) e sábado (6) no auditório do Senac, em Campo Grande. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, do diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Tiago de Oliveira Motta, da diretora da Funtrab, Marina Dobashi, entre outras autoridades.

Durante a abertura, Riedel destacou que a necessidade de ampliar a qualificação e promover mutirões de empregabilidade é reflexo das “dores do crescimento”. “Temos que fazer um esforço grande”, disse o governador. Segundo ele, os principais grupos que ainda enfrentam dificuldade de inserção no mercado são jovens que não concluíram o Ensino Médio e mães sem suporte para deixar os filhos pequenos. “Quando investimos para resolver os problemas dessas pessoas, temos respostas imediatas. Então isso é o que precisamos fazer”, reforçou.

O diretor do Ministério do Trabalho, Tiago Motta, elogiou as políticas estaduais. “Vim conhecer agora o Estado e tive a oportunidade de ver o trabalho que o Governo faz aqui, através da Funtrab. E as políticas que são realizadas aqui estão 100% alinhadas com o que o Governo Federal vem preconizando, que é o adensamento das políticas de empregabilidade como um corpo único. Ou seja: o trabalhador não só precisa de qualificação, mas de emprego, de ingresso no mercado de trabalho”, afirmou.

Ele ainda lembrou que, além dos 2,9% de desocupação, apenas 11% da população está em situação de subocupação, números abaixo da média nacional. “O jovem está precisando de escolarização e de qualificação social e profissional como o que vocês vêm oferecendo”, disse, acrescentando que a inclusão de mães no mercado de trabalho depende de políticas como a oferta de creches.

O secretário Jaime Verruck ressaltou a importância da parceria entre governo e setor privado, citando o Programa Voucher Transportador, que ajudou motoristas a se habilitarem nas categorias D e E para atender a demanda de transportadoras. “Tínhamos uma demanda, tínhamos oferta de empregos e tínhamos disposição de ajudar essas pessoas”, destacou.

Voucher Qualificação

Um dos destaques do fórum é o lançamento do Voucher Qualificação, que amplia o programa estadual MS Qualifica. A iniciativa contratou novas ações de capacitação em parceria com Senac e Senai, oferecendo 88 cursos em áreas como administração & TI, construção civil, indústria & manutenção, elétrica & energia, agro & florestal, alimentos e marcenaria & mobiliário.

Ao todo, 1.420 pessoas serão atendidas em 27 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Coxim, Costa Rica, Naviraí, Maracaju, Jardim e Aquidauana.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros