O IFMS está com inscrições abertas para o exame de seleção 2026, oferecendo 1.840 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio para estudantes que concluíram ou estão no 9º ano do ensino fundamental. As vagas estão disponíveis em diversos campi e os cursos, com duração de três anos, incluem várias opções como Administração e Eletrotécnica.
A seleção ocorrerá por meio de uma prova de múltipla escolha marcada para 26 de outubro. As inscrições podem ser feitas até 8 de outubro, com uma taxa de R$ 20, e isenção disponível para alunos de escolas públicas. Para matrícula, é necessário ter CPF e ter concluído o 9º ano até janeiro de 2026.
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o exame de seleção 2026, oferecendo 1.840 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio. O processo é destinado a estudantes que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental e querem cursar o ensino médio junto de uma formação técnica gratuita.
As oportunidades estão distribuídas nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas começam no primeiro semestre de 2026.
Ao todo, são 11 opções de cursos: Administração, Agropecuária, Alimentos, Agricultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Os cursos têm duração de três anos.
Para efetivar a matrícula, os aprovados precisam ter concluído o 9º ano do ensino fundamental até janeiro de 2026 e possuir CPF em seu próprio nome.
A seleção será feita por meio de prova de múltipla escolha com 30 questões — dez de língua portuguesa, dez de matemática e dez de conhecimentos gerais — marcada para 26 de outubro, nas dez cidades onde há oferta de vagas. O conteúdo está disponível no anexo X do edital.
As inscrições devem ser feitas até 8 de outubro pela página do candidato, disponível na Central de Seleção do IFMS, onde também está publicado o edital com todas as regras do processo. A taxa é de R$ 20, com pagamento até 9 de outubro.
Podem solicitar isenção do pagamento os estudantes matriculados no 9º ano de escolas públicas ou comunitárias conveniadas com o poder público que atuem na educação do campo, além de inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).