Mais de 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retornam às aulas nesta terça-feira (5) após o recesso, iniciando o segundo semestre letivo. Antes do reencontro, educadores participaram de uma jornada formativa focada no aprimoramento das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática. A ação visa integrar áreas do conhecimento e preparar alunos para avaliações externas como o Saeb e o Enem, além de discutir estratégias para reduzir a evasão escolar. A oferta da formação abrangeu escolas em todas as regiões do Estado, evidenciando o compromisso da REE com a qualidade da educação.
Mais de 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul retomam nesta terça-feira (5) as atividades escolares em 350 unidades espalhadas por todas as regiões do Estado. O retorno marca o início do segundo semestre letivo, após o recesso escolar.
Antes do reencontro com os alunos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram de dois dias de jornada formativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), realizada na sexta-feira (1) e segunda-feira (4). O tema desta edição foi “Acompanhamento contínuo da aprendizagem: foco nas habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática na prática interdisciplinar”.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o planejamento das ações pedagógicas e integrar ainda mais as áreas do conhecimento, com foco na aprendizagem dos estudantes e na preparação para avaliações externas como o Saeb e o Enem.
A professora de Biologia da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, Alessandra Cardozo de Oliveira da Silva, avaliou positivamente a jornada. “A jornada foi muito importante para o nosso aprendizado, para o desenvolvimento das habilidades. Mesmo na minha área, que é Biologia, consigo desenvolver com os alunos as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, que contribuem diretamente com a minha disciplina. Por exemplo, no terceiro ano, trabalhamos Genética, e eles precisam muito da base da Matemática para resolver exercícios”, explicou.
Já o professor de Matemática Agareno Alves, que atua no Ensino Médio em tempo integral, destacou o caráter estratégico da formação. “Essas jornadas nos ajudam a mapear o que precisa ser incrementado. Quando os alunos voltarem, já terão algo novo, com nova didática e dinâmica. Mesmo os alunos que não fazem o Saeb agora, já vamos começar a trabalhar com questões semelhantes, para que estejam preparados no futuro”, afirmou.
A diretora da mesma escola, Greicy Kelly Gonçalves de Menezes, fez uma avaliação mais ampla da ação. “Ela acontece sempre após o término de um bimestre, e agora foi um momento de reavaliação do semestre: do que deu certo, do que não funcionou, tanto no sistema de avaliação quanto no processo de ensino e aprendizagem. Tivemos uma temática bem voltada para as habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, com os professores refletindo sobre como essas áreas são fundamentais para todas as disciplinas”, explicou.
Segundo Greicy, o momento também permitiu replanejamento coletivo. “Esse empenho da Rede em reforçar Língua Portuguesa e Matemática está diretamente relacionado ao foco no SAEB, que impacta o IDEB. Também discutimos estratégias para reduzir a evasão escolar, que compromete nossos resultados. Muitos estudantes deixam a escola por necessidade de trabalhar, por falta de identificação com o ambiente escolar. Precisamos pensar em formas de mantê-los engajados, de recompor a aprendizagem e de criar alternativas para que não percam o ano letivo”, completou.
Formação também nas escolas do interior
A jornada formativa da SED/MS ocorreu em todas as regiões do Estado, mobilizando equipes pedagógicas das escolas da Rede Estadual. Em cada unidade, professores, coordenadores e diretores analisaram os resultados do primeiro semestre, ajustaram planos e aprofundaram o estudo das habilidades essenciais de Português e Matemática.
A retomada das aulas traz consigo a continuidade de projetos pedagógicos, avaliações internas e ações voltadas à recomposição das aprendizagens, reafirmando o compromisso da REE com a qualidade da educação e o protagonismo dos estudantes sul-mato-grossenses.