O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta nesta semana sobre a situação crítica dos estoques de sangue no Estado. Os tipos O negativo, O positivo e A negativo estão com níveis muito baixos, o que preocupa as autoridades de saúde, especialmente diante da demanda contínua por transfusões nas unidades hospitalares.
Embora a urgência seja maior para esses tipos sanguíneos, o Hemosul reforça que todas as doações são importantes. “Precisamos da ajuda da população para reforçar os estoques e garantir o atendimento a quem mais precisa. As doações são fundamentais para manter o funcionamento das unidades hospitalares e salvar vidas todos os dias”, destacou a coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também chama a atenção para a importância da doação voluntária e frequente. Segundo a pasta, a reposição dos estoques é essencial para garantir o atendimento a casos de urgência, cirurgias, tratamentos de câncer e pacientes com doenças crônicas.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis no caso de menores de idade), que pesem mais de 51 kg, estejam em boas condições de saúde e bem alimentadas. É necessário apresentar um documento oficial com foto. O intervalo entre as doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
As unidades da Rede Hemosul funcionam de segunda a sábado, com horários específicos de atendimento. Informações sobre endereços, agendamentos e horários estão disponíveis no site oficial: www.hemosul.ms.gov.br