A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Campo Grande para o ano de 2026, publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Município, traz uma série de propostas voltadas à modernização do transporte coletivo urbano. Entre as iniciativas previstas está a instalação de salas de espera com ar-condicionado nos terminais de transbordo da Capital.
A proposta também inclui melhorias como banheiros com chuveiros, bicicletários e lanchonetes, com o objetivo de oferecer mais conforto aos usuários que dependem diariamente do sistema de transporte público.
Outro destaque da LDO é o incentivo à integração entre bicicleta e ônibus. O texto prevê a destinação de recursos para a instalação de suportes específicos para transporte de bicicletas nos coletivos e bicicletários em todos os terminais. Além disso, está prevista a ampliação da malha cicloviária com pontos de apoio voltados ao descanso e manutenção das bikes.
A modernização da frota de ônibus também está no radar da administração municipal, com recursos destinados à ampliação da cobertura em todo o perímetro urbano, especialmente em horários alternativos que atendam trabalhadores noturnos. Os pontos de parada devem passar por melhorias, com a instalação de abrigos mais confortáveis e seguros.
A LDO ainda contempla a instalação de pontos públicos de hidratação, com bebedouros gratuitos em locais de grande circulação, como terminais, praças, parques e centros comerciais, como estratégia de enfrentamento às ondas de calor.
Atualmente, os terminais de ônibus da cidade não possuem mais lanchonetes desde a pandemia, restando apenas vendedores ambulantes. No início de 2025, cinco terminais passaram por revitalização, com melhorias em banheiros, bebedouros e a substituição de bancos.