O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve vir a Mato Grosso do Sul para tratar de temas relacionados à reforma agrária, especialmente em áreas da fronteira com o Paraguai. A visita ainda não tem data definida, mas está em processo de articulação junto à Presidência da República, conforme informou o deputado federal Vander Loubet (PT).
Segundo o parlamentar, três compromissos estão sendo considerados para a agenda presidencial. Uma das possibilidades é a ida a Antônio João, onde o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, adquiriu uma área após um acordo mediado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para resolver um conflito entre produtores e indígenas que já se arrastava há quase 25 anos.
Outra provável agenda é em Ponta Porã, no Distrito de Nova Itamarati. No local, Lula poderia participar da entrega de Títulos de Domínio (TD) a assentados da reforma agrária no Assentamento Itamarati.
Também está em discussão uma possível visita a Dourados, para tratar da regularização fundiária da comunidade quilombola da Picadinha. A agenda pode incluir ainda a celebração dos 20 anos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
Apesar das possibilidades, Vander Loubet reforça que até o momento, não foi fechado nada a respeito de nenhuma dessas três possibilidades.