O Senado Federal definiu, nesta quinta-feira (17), os oito membros que compõem a comissão temporária criada para tratar, junto ao Congresso dos Estados Unidos, sobre a nova tarifa de importação imposta a produtos brasileiros pelo governo americano. A presidência ficará com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que também preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE).
Além de Nelsinho, integram a comissão como titulares Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, Tereza Cristina (PP-MS) e Fernando Farias (MDB-AL). Os suplentes são Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A comissão externa realizará missão oficial a Washington entre os dias 29 e 31 de julho, período que coincide com o recesso parlamentar brasileiro. Ainda não foi definida a lista final de senadores que viajarão. A nova tarifa americana está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Criada a partir de requerimento apresentado por Nelsinho Trad (RQS 556/2025) e aprovado pelo Plenário na última terça-feira (15), a comissão busca abrir um canal de diálogo direto com parlamentares dos Estados Unidos para buscar soluções à guerra tarifária que preocupa exportadores brasileiros.
Segundo Nelsinho, o objetivo é construir uma "ponte de diálogo" com o país norte-americano em um momento em que os canais diplomáticos tradicionais enfrentam dificuldades. Ele cita, como exemplo, frigoríficos brasileiros que avaliam se continuarão exportando carne bovina aos EUA, além de outros setores que também demonstram preocupação com as taxações.