Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia têm garantida a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, medida que busca ampliar o acesso ao ensino superior e incentivar a permanência dos jovens na escola.
A gratuidade é automática para quem participa do programa e conclui o ensino médio neste ano, embora seja obrigatório acessar a Página do Participante para confirmar os dados e finalizar a inscrição dentro do prazo estabelecido pelo Inep.
Além de não precisar pagar a taxa — fixada em R$ 85 para os demais candidatos —, os estudantes do Pé-de-Meia ainda têm direito a um incentivo financeiro adicional.
Quem estiver no terceiro ano do ensino médio em 2026 e comparecer aos dois dias de prova receberá R$ 200, valor que será pago posteriormente como forma de estimular a participação no exame e a continuidade dos estudos.
O benefício da isenção também se estende a outros perfis previstos no edital, como alunos da rede pública matriculados no último ano do ensino médio, estudantes que cursaram toda a educação básica em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas — desde que cumpram critérios de renda — e pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Mesmo com a inscrição pré-preenchida em alguns casos, o MEC reforça que todos os candidatos precisam acessar o sistema para validar a participação. Durante o processo, é necessário conferir os dados pessoais, escolher o município onde fará a prova, definir a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e preencher o questionário socioeconômico, etapa obrigatória que não interfere na nota final do exame.
O prazo de inscrição do Enem 2026 foi prorrogado e agora segue aberto até o dia 12 de junho.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, na internet. Para aqueles que não têm direito à isenção, o pagamento da taxa pode ser feito até 17 de junho, por meio de boleto, Pix, cartão ou débito em conta.
As datas de aplicação das provas foram mantidas: o exame será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.
O Enem segue como a principal porta de entrada para o ensino superior brasileiro, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério de seleção em universidades públicas e privadas.
Com a inclusão do Pé-de-Meia entre os beneficiários da isenção e o incentivo financeiro adicional, o governo federal reforça a estratégia de ampliar a participação de estudantes de baixa renda no exame e reduzir barreiras de acesso à universidade.