Entre os dias 25 e 29 de maio, Mato Grosso do Sul recebe a 2ª edição da Expedição Pantanaltech MS, iniciativa voltada à produção de conhecimento científico, tecnológico e socioambiental sobre o Pantanal. A ação integra esforços de instituições de ensino, pesquisa e do Governo do Estado para ampliar a compreensão sobre o bioma e subsidiar estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável.
A expedição reúne pesquisadores, professores, estudantes e técnicos em atividades de campo que envolvem levantamento de dados ambientais, análises territoriais e registro de informações socioeconômicas. A proposta é fortalecer a pesquisa aplicada e estimular soluções inovadoras capazes de contribuir para a preservação do Pantanal, um dos maiores e mais importantes sistemas alagáveis do mundo.
Em Mato Grosso do Sul, onde grande parte do território pantaneiro está localizada, o conhecimento técnico e científico é considerado estratégico para orientar políticas públicas voltadas à sustentabilidade, ao uso responsável dos recursos naturais e ao enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas. A iniciativa também promove a integração entre ciência, tecnologia e gestão pública.
A Expedição Pantanaltech MS reforça o papel das universidades e centros de pesquisa no desenvolvimento regional, ampliando o diálogo entre pesquisadores e gestores públicos. O trabalho de campo gera informações que podem subsidiar ações nas áreas de meio ambiente, produção sustentável, turismo ecológico e proteção da biodiversidade.
Além de contribuir para a formação acadêmica e técnica, a expedição fortalece a cultura científica no Estado e reafirma o compromisso de Mato Grosso do Sul com a preservação do Pantanal, conciliando conservação ambiental, inovação e desenvolvimento econômico de forma equilibrada.