Os governos de Mato Grosso do Sul e São Paulo assinaram um protocolo de intenções para cooperação em desenvolvimento sustentável e enfrentamento das mudanças climáticas durante o evento Summit Agenda SP+Verde. O acordo, que envolve diversas áreas de interesse comum, tem como foco a preservação de ecossistemas e a integração de políticas públicas. Ele estabelece cinco eixos principais, como prevenção de incêndios e restauração ecológica, visando reduzir emissões e conservar a biodiversidade. A parceria enfatiza a importância da sustentabilidade no agronegócio e a potencial colaboração em biometano e biocombustíveis.
Os governos de Mato Grosso do Sul e São Paulo formalizaram, nesta terça-feira (4), um protocolo de intenções para cooperação nas áreas de desenvolvimento sustentável e enfrentamento das mudanças climáticas. A assinatura ocorreu durante o evento Summit Agenda SP+Verde, em São Paulo (SP).
O governador Eduardo Riedel participou da abertura do encontro e assinou o documento ao lado do governador paulista Tarcísio de Freitas. Também assinaram a carta o secretário Jaime Verruck (Semadesc) e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende. Estiveram presentes ainda o secretário Rodrigo Perez (Segov) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
O acordo reconhece a importância da cooperação entre os dois estados para promover o desenvolvimento sustentável, com foco na preservação de ecossistemas estratégicos, bacias hidrográficas interligadas e fronteiras produtivas de relevância nacional.
“Assinei com o governador Tarcísio um convênio, protocolo de intenções de uma série de áreas de interesse comum entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na infraestrutura, preservação, combate a incêndios, restauração de áreas degradadas. Foi muito produtiva a discussão que tivemos. E depois participamos juntos do Summit, um debate sobre a questão do desenvolvimento sustentável onde pudemos explorar um pouco os assuntos que estão em voga em Mato Grosso do Sul e fazem parte do dia a dia de São Paulo também, como a geração de energia renovável, florestas plantadas, geração de energia pelas indústrias de celulose, e captura de carbono por essa indústria”, disse Riedel.
A carta prevê integração de políticas públicas ambientais, logísticas e de infraestrutura, com o objetivo de fortalecer a resiliência climática, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento regional.
A parceria entre MS e SP foi formalizada com base em cinco eixos principais: prevenção e combate a incêndios, restauração ecológica e corredores de biodiversidade, infraestrutura verde e integração logística, governança e intercâmbio técnico, além da infraestrutura logística para escoamento de cargas. O protocolo tem como meta reduzir emissões, conservar a biodiversidade, prevenir desastres e promover a restauração ecológica.
O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP (Universidade de São Paulo). A iniciativa busca promover debates e parcerias sobre desenvolvimento sustentável e economia verde, com foco em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular.
Durante o encontro, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da sustentabilidade no agronegócio. “Parabéns a toda equipe de MS pelo grande trabalho que é realizado. Agro e sustentabilidade tem tudo a ver e o Brasil tem grande potencial agroambiental. O produtor percebeu que se preservar o solo terá mais produtividade, se proteger a nascente terá mais água. A produtividade da lavoura aumenta e a reserva florestal também. Os produtores estão preocupados e fazendo o trabalho de preservação. Temos uma riqueza enorme que vem do campo e vai auxiliar na transição energética”, disse.
A secretária Natália Resende ressaltou o alinhamento entre as duas gestões. “Com organização e planejamento das ações, vamos estreitar a relação com o Mato Grosso do Sul, nas áreas de biometano e biocombustíveis. Temos proximidades territoriais e alinhamento de agenda. Fico muito feliz de ter o Mato Grosso do Sul aqui, para assinar essa carta de intenções, com vários eixos, desde a parte de restauração, biometano, hidrovia Paraná, prevenção de incêndios. Uma série de iniciativas que a gente já tem vamos estreitar cada vez mais”.
Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, elogiou a gestão sul-mato-grossense. “É uma alegria receber aqui, este grande governador. Riedel, nos espelhamos muito nas suas ações. Aqui também temos gestão responsável, cuidado com o recurso público, sempre trabalhando com responsabilidade fiscal para não gastar mais do que arrecada. E isso tem tudo a ver com sustentabilidade e meio ambiente”.