MS chega a 18 mortes por dengue e ultrapassa 8 mil casos confirmados em 2025

Boletim da SES aponta sete mortes em investigação e reforça importância da vacinação

Por Redação
10/10/2025 14h10 - Atualizado há 4 horas
MS chega a 18 mortes por dengue e ultrapassa 8 mil casos confirmados em 2025
(Créditos: Reprodução)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

Mato Grosso do Sul registrou 77 novos casos de dengue em 14 dias, totalizando 8.172 casos e 18 mortes relacionadas à doença. A vacinação, que é crucial para prevenir complicações, está abaixo da meta, com 188.875 doses aplicadas das 241.030 recebidas. Além disso, a chikungunya preocupa, com 13.552 casos prováveis e 16 mortes. A SES alerta para a importância de buscar atendimento médico ao apresentar sintomas de ambas as doenças.

Mato Grosso do Sul confirmou 77 novos casos de dengue em apenas 14 dias. Com a nova atualização, o Estado soma 8.172 casos confirmados e 18 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os dados constam no boletim da 40ª semana epidemiológica, divulgado na quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo o documento, outros sete óbitos ainda estão em investigação.

Apesar do aumento, os municípios de Nioaque, São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Maracaju e Dourados registram baixa incidência de casos confirmados. Já as mortes ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, sete possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação segue abaixo da meta

Em meio à alta de casos, a vacinação continua sendo uma das principais estratégias para evitar formas graves da doença. Desde o início da campanha, o Estado aplicou 188.875 doses do imunizante, número ainda abaixo das 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre o público de 6 a 16 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Chikungunya também preocupa

Outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, a chikungunya contabiliza 13.552 casos prováveis e 7.430 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O boletim também aponta 73 casos da doença em gestantes de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, o Estado já confirmou 16 mortes em decorrência da chikungunya, registradas nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 apresentavam algum tipo de comorbidade.

A SES reforça o alerta para que a população evite a automedicação e procure atendimento médico em caso de sintomas de dengue ou chikungunya.


Notícias Relacionadas »