Prédio histórico do Itaú no centro de CG será transformado na Casa do Comércio

Investimento é de R$ 67 milhões, com entrega prevista para fevereiro de 2027

Por Redação
02/10/2025 07h18 - Atualizado há 6 horas
Prédio histórico do Itaú no centro de CG será transformado na Casa do Comércio
(Créditos: Divulgação)

Um dos prédios mais tradicionais do Centro de Campo Grande, que abrigou a antiga sede do Banco Itaú na Rua Barão do Rio Branco, nº 1266, passará por revitalização para dar lugar à Casa do Comércio, novo ambiente de negócios do Sistema Comércio em Mato Grosso do Sul.

Construído na década de 1970 e desocupado há alguns anos, o edifício será completamente modernizado para reunir em um só espaço as sedes administrativas da Fecomércio-MS, Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa e Formação (IPF). A proposta é fortalecer a integração das entidades e oferecer estrutura multifuncional à população.

Com nove andares, além de térreo e mezanino, o prédio terá 11.584,56 m² de área construída. O projeto prevê ambientes diversificados, como auditório para grandes eventos, salas de reunião e treinamentos, coworking, restaurante, áreas administrativas, praça elevada de convivência, espaço multiuso para atividades culturais e corporativas e recepção integrada ao público.

Cada pavimento terá identidade visual inspirada nos biomas sul-mato-grossenses, com cores, texturas e vegetação que remetem ao Pantanal, Cerrado e outros ambientes naturais do Estado.

Retrofit, sustentabilidade e acessibilidade

A obra será executada no modelo de retrofit, que moderniza edifícios sem descaracterizar sua arquitetura original. Elementos como esquadrias e aberturas serão preservados, mas adaptados às novas funções.

Entre as soluções sustentáveis estão aproveitamento de luz natural, climatização inteligente e uso de materiais com menor impacto ambiental. O projeto também assegura acessibilidade plena, com rampas, banheiros adaptados, placas em braile, sinalização tátil e eliminação de desníveis.

Investimento e revitalização do Centro

Com investimento de R$ 67 milhões, a obra tem prazo de 18 meses e deve ser concluída em fevereiro de 2027. Durante a execução, haverá geração de empregos na construção civil e, após a inauguração, expectativa de dinamizar a economia no entorno.

O lançamento integra o programa “Centro em Ação”, da Prefeitura de Campo Grande, que prevê outras obras de revitalização, incluindo Morada dos Baís, Escola de Governo, Maria Fumaça e Vila dos Idosos. Durante o evento, realizado na noite desta terça-feira (30), a prefeita Adriane Lopes (PP) destacou que a Casa do Comércio é mais um passo para transformar o Centro Histórico em um polo de desenvolvimento cultural e econômico.


Notícias Relacionadas »