União Europeia reabre mercado para carne de frango e de peru do Brasil

Informação foi divulgada nesta segunda (22) pelo Ministério da Agricultura

Por Agência Brasil
24/09/2025 15h25 - Atualizado há 3 horas
União Europeia reabre mercado para carne de frango e de peru do Brasil
(Créditos: Reprodução)

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, nesta segunda-feira (22), que a União Europeia confirmou a reabertura do mercado para a carne de frango e de peru produzidas no Brasil.

As exportações estavam suspensas desde maio, após autoridades sanitárias brasileiras detectarem um foco isolado de gripe aviária em uma granja comercial, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul (RS).

O regulamento entrou em vigor nesta terça-feira (23), mas os produtos brasileiros com data de produção a partir de 18 de setembro já podem ser exportados para a Europa.

A exceção fica por conta do estado do Rio Grande do Sul, que está autorizado a retornar as exportações em 2 de outubro. A norma também estabelece que produtores que estão em um raio de 10 km da granja com foco da gripe aviária poderão retomar as vendas para o bloco somente em 16 de outubro.

Negociação com a Europa

A medida foi resultado de negociações conduzidas pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, em 4 de setembro.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal comemorou a decisão e declarou que o anúncio confirma o trabalho de alta eficiência realizado pelo ministro Carlos Fávaro e sua equipe.

O texto informa ainda que, com a oficialização da reabertura do mercado, a expectativa do setor é que as exportações se restabeleçam nos mesmos patamares anteriores ao surto, com a possibilidade de que aconteça um incremento das vendas devido à demanda reprimida durante o período de suspensão.

Segundo a entidade, de janeiro a agosto de 2025, o Brasil exportou quase 3,3 milhões de toneladas de carne de frango, gerando mais de US$ 6 bilhões em receita.

O Ministério da Agricultura considera a retomada das vendas ao mercado europeu como estratégica para a manutenção da posição do país como maior exportador mundial de carne de frango.


Notícias Relacionadas »