Saiba quem são as quatro vítimas do acidente aéreo no Pantanal

Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr

Por Redação
24/09/2025 15h03 - Atualizado há 2 horas
Saiba quem são as quatro vítimas do acidente aéreo no Pantanal
(Créditos: Reprodução)

O arquiteto chinês Kongjian Yu, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros, morreram na queda de uma aeronave de pequeno porte no Pantanal sul-mato-grossense. O acidente ocorreu na terça-feira (23), na zona rural de Aquidauana. A identidade das quatro vítimas foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil.

Kongjian Yu

Aos 62 anos, o arquiteto Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório Turenscape. Reconhecido internacionalmente, desenvolveu o conceito de “cidades-esponja”, aplicado em mais de 70 cidades, incluindo projetos capazes de absorver volumes de água superiores às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado.

De acordo com a Comissão de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Yu estava no país para participar da Bienal de Arquitetura e aproveitou para conhecer o Pantanal. Ele era graduado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade Harvard (EUA). Segundo a revista Fapesp, seus trabalhos premiados em cidades chinesas uniam soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e reutilizar águas fluviais e pluviais, em vez de direcioná-las para fora das áreas urbanas.

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

O cineasta Luiz Fernando Ferraz ganhou destaque pela série “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicada ao Emmy Internacional, sobre o acidente aéreo que matou a delegação da Chapecoense em 2016. Também dirigiu a série “To Win or To Win”, sobre o Al Nassr FC, time do jogador português Cristiano Ronaldo.

Entre suas produções está ainda o documentário “Tudo é Projeto”, sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, eleito melhor documentário pelo público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2017. Pela Olé Produções, dirigiu “Paisagem Concreta”, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais nos EUA, Canadá, Brasil, Suécia e Coreia do Sul.

Rubens Crispim Jr.

Documentarista, diretor de fotografia e produtor independente, Rubens Crispim Jr., paulista formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, construiu carreira em projetos nacionais e internacionais. Em 2006, venceu o reality show “Projeto 48” do canal TNT e produziu seu primeiro curta, “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.

Crispim Jr. atuou em canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo e TV Cultura, além da plataforma Cultura em Casa. Dirigiu e produziu o filme “Segue o Baile Bixiga 70”, selecionado para festivais como o In-Edit Brasil 2019 e o Mimo Festival. Entre 2019 e 2023, coordenou o departamento audiovisual da Amigos da Arte, responsável por milhares de atividades culturais no Brasil, e também documentou exposições da Pinacoteca de São Paulo.

Marcelo Pereira de Barros

Piloto experiente e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros vivia em Aquidauana, onde prestava serviços de táxi aéreo. Reconhecido por sobrevoos no Pantanal e na Serra da Bodoquena, ele deixa dois filhos.


Notícias Relacionadas »