Campo Grande terá um ato contra a PEC da Blindagem na manhã deste domingo (21), a partir das 8h, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho, no centro da cidade.
Parlamentares de Mato Grosso do Sul, em especial os de esquerda, estão à frente da organização e convidam a população para participar do protesto. A manifestação tem como foco pedir a derrubada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e o fim da anistia, da impunidade e da blindagem a deputados e senadores.
A chamada PEC da Blindagem, apelidada de “PEC das Prerrogativas” por parlamentares, dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra membros do Congresso Nacional. O texto prevê o retorno da exigência de autorização da Câmara e do Senado para que o Supremo Tribunal Federal (STF) processe deputados e senadores criminalmente, com votação secreta.
A proposta, de autoria do deputado federal Celso Sabino (União-PA) e relatada por Cláudio Cajado (PP-BA), foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite da última terça-feira (16) e seguirá para análise no Senado Federal.
Dos 513 deputados federais, 482 votaram. Foram 314 votos favoráveis ao voto secreto e 168 contrários. Entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul, votaram a favor Beto Pereira (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). Contra a proposta, votaram Camila Jara (PT), Vander Loubet (PT) e Geraldo Resende (PSDB).