O prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), foi preso na manhã desta terça-feira (9) durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), unidade vinculada ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Segundo apurado pela reportagem, Budke foi surpreendido em casa pelos agentes e detido.
A ofensiva tem como alvo crimes de corrupção relacionados a licitações e propina. Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão: seis pessoas já foram levadas para a delegacia de Polícia Civil de Terenos, enquanto outros três mandados ainda aguardam cumprimento. Os detidos serão encaminhados posteriormente para Campo Grande.
Essa não é a primeira vez que o município aparece nas investigações do Gaeco. Em 2024, a força-tarefa deflagrou a Operação Velatus, que apurava um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio de licitações fraudulentas em Terenos. Na ocasião, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na cidade, além de outros cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo.