Empresários que buscam expandir seus negócios em Mato Grosso do Sul têm à disposição R$ 563 milhões em recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). O montante está reservado para atender novas propostas, com linhas de crédito em condições diferenciadas.
O programa oferece taxas de juros reduzidas, prazos mais longos para pagamento e carência ampliada, permitindo que empresas possam investir na ampliação ou modernização das instalações, compra de máquinas e equipamentos, abertura de novos empreendimentos ou até capital de giro dissociado — recurso essencial para reforçar o caixa, especialmente no fim do ano.
Novos limites de crédito
Na 4ª reunião do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO (CEIF/FCO), realizada em 29 de agosto, foram aprovadas alterações nos limites de crédito. Para operações de Capital de Giro Dissociado, o teto passou a ser de até R$ 1 milhão por tomador/CNPJ, considerando as “operações de crédito em ser”. Já no Capital de Giro Associado, permanecem válidas as regras previstas na Programação FCO 2025.
Linhas disponíveis
Entre as modalidades de financiamento estão:
• Desenvolvimento Industrial
• Infraestrutura Econômica
• Desenvolvimento do Turismo Regional
• Desenvolvimento dos Setores Comercial e de Serviços
• Ciência, Tecnologia e Inovação
• FCO Mulheres Empreendedoras
• FCO Pantanal
• FCO Quilombo
Todo o processo é digital, desde o preenchimento da carta-consulta até a análise do agente financeiro e a aprovação pelo Conselho Estadual do FCO. O sistema da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) garante maior agilidade e simplificação na concessão dos recursos.
Onde contratar
Em Mato Grosso do Sul, o fundo pode ser acessado por meio das instituições financeiras credenciadas: Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sicredi, Sicoob, Cresol e Credicoamo.
Os interessados devem procurar uma dessas agências para obter informações sobre condições, limites e garantias exigidas. As orientações também estão disponíveis diretamente no site da Sudeco: serviço para preenchimento de cartas-consulta do FCO.