Jogos da Juventude: MS disputa 18 modalidades no evento nacional em Brasília

Delegação coordenada pela Fundesporte e Setesc terá participação de atletas de 23 municípios

Por Redação
04/09/2025 07h02 - Atualizado há 5 horas
Jogos da Juventude: MS disputa 18 modalidades no evento nacional em Brasília
(Créditos: Divulgação)

Mato Grosso do Sul terá mais de 215 representantes nos Jogos da Juventude 2025, maior evento multiesportivo estudantil do país, que acontece entre os dias 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF). A delegação reúne atletas, técnicos e dirigentes de 23 municípios do estado.

A competição, organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), reunirá mais de 5 mil jovens de 15 a 17 anos de todas as regiões do país, distribuídos em 20 modalidades. A equipe sul-mato-grossense é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 10 de setembro, às 18h, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil). O local também será sede da maior parte das disputas, além de abrigar o comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas e o restaurante.

A delegação de Mato Grosso do Sul competirá em 18 modalidades, distribuídas em três blocos. O primeiro, que começa em 9 de setembro, contempla atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa. O segundo inicia em 14 de setembro, com provas de águas abertas, triathlon, wrestling (luta olímpica), basquetebol, futsal e vôlei de praia. Já o terceiro bloco, a partir de 20 de setembro, terá badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a competição vai além das medalhas. “Os Jogos da Juventude não se resumem à disputa por resultados. Eles funcionam como um espaço de formação, onde os atletas podem trocar experiências com atletas de outras regiões e aperfeiçoar as suas habilidades, competindo em alto nível”, afirmou.

Para a chefe da delegação em Brasília e diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, a experiência é transformadora. “Os Jogos da Juventude são uma oportunidade única na trajetória de cada atleta. A presença nessa etapa nacional, é uma experiência muito valiosa na vida deles, porque coloca nossos jovens diante dos maiores talentos do país, eleva o nível técnico, amplia o aprendizado e fortalece a confiança de cada um.”

Nesta edição, o futsal retorna às disputas. Além disso, o evento contará com a presença de embaixadores de peso, como Luisa Baptista (triatlo), Rosângela Santos (atletismo), Bruninho (voleibol), Ketleyn Quadros (judô), Duda Amorim (handebol), Janeth Arcain (basquete), Giullia Penalber (wrestling), Guilherme Toldo (esgrima), Agatha Rippel (vôlei de praia), Luccas Abreu (tiro com arco) e Fabiana Silva (badminton).

Reconhecidos como porta de entrada para jovens talentos, os Jogos da Juventude já revelaram grandes nomes do esporte olímpico brasileiro.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros