Campo Grande se prepara para celebrar a Independência do Brasil neste domingo (7) com o tradicional desfile cívico-militar. A programação terá início às 8h45, na Rua 13 de Maio, reunindo cores, música e patriotismo. Ao todo, 18 instituições participam do ato, entre escolas, Forças Armadas e forças de segurança pública.
Um dos momentos mais aguardados será o acendimento da Pira da Pátria, símbolo de união nacional. A cerimônia contará com os estudantes Maria Eduarda dos Santos (EE Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã), Danilo Esteban Mas Lopes (EE Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias) e Talys Matteus Correa Meurer (Colégio Militar de Campo Grande), que participarão ao lado de integrantes de instituições de defesa e segurança.
Para garantir um bom lugar, a recomendação é que o público chegue cedo. Roupas leves, bonés, protetor solar e garrafinhas de água são aliados contra o calor. Três pontos de bebedouro estarão à disposição: na esquina da Rua 13 de Maio com a Dom Aquino, no cruzamento com a Barão do Rio Branco e no trecho entre a Afonso Pena e a 15 de Novembro.
O trânsito na região central sofrerá alterações. As primeiras interdições começam no sábado (6), às 15h, para montagem da estrutura. No domingo, a partir das 5h, os bloqueios se estendem para vias como a Rua 14 de Julho, Rua 13 de Maio, Avenida Fernando Corrêa e Rua Rui Barbosa. A Agetran orienta motoristas a utilizarem rotas alternativas, como a Rua Eça de Queiroz e as avenidas Ernesto Geisel e Fernando Corrêa da Costa.
Os organizadores reforçam medidas de segurança. É proibido levar objetos cortantes ou embalagens de vidro. Crianças devem estar sempre acompanhadas. O uso de drones será restrito aos organizadores e profissionais de imprensa previamente cadastrados, com atenção às normas de sobrevoo em áreas povoadas e aglomerações.
Para atender ao público, haverá três viaturas do Corpo de Bombeiros posicionadas na Rua 14 de Julho, na Afonso Pena com a Rua 7 de Setembro e em frente ao palanque oficial. O telefone 193 continua disponível para emergências. Também foram instalados 30 banheiros químicos ao longo da Rua 13 de Maio e em vias próximas, como as ruas 15 de Novembro, Barão do Rio Branco, Marechal Rondon, Dom Aquino, Maracaju, Antônio Maria Coelho; avenidas Afonso Pena e Mato Grosso; e trechos da Rua 14 de Julho, como Dr. Temístocles, General Melo e travessas Coronel Edgard Gomes e Bocage.