Pantanal é estrela de campanha internacional da Embratur em parceria com a National Geographic

Iniciativa busca consolidar o bioma como destino global de ecoturismo e safári

Por Redação
02/09/2025 06h55 - Atualizado há 2 dias
Pantanal é estrela de campanha internacional da Embratur em parceria com a National Geographic
(Créditos: Reprodução)

O Pantanal brasileiro acaba de ganhar projeção internacional em uma campanha inédita da Embratur em parceria com a National Geographic CreativeWorks. A ação fotográfica e de narrativa tem como objetivo consolidar o bioma como destino global de ecoturismo, reforçando o produto de safári no Brasil e oferecendo experiências que convidam o visitante a explorar a região pelos cinco sentidos.

Com apoio das Secretarias Estaduais de Turismo de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além dos Sebraes Nacional e dos dois estados, a campanha traz o Pantanal como protagonista de uma jornada imersiva. A National Geographic CreativeWorks foi contratada para captar a riqueza natural e cultural das duas regiões pantaneiras e apresentar ao mundo a experiência intitulada “Safári para os Sentidos”.

O fotógrafo de vida selvagem da National Geographic, Filipe DeAndrade, percorreu rios, planícies alagadas e fazendas históricas para produzir imagens e vídeos que agora integram as plataformas da revista, ampliando a visibilidade do Brasil como destino de natureza autêntica.

"O Pantanal oferece uma experiência sensorial única, onde natureza e cultura se entrelaçam como em poucos lugares na Terra. Esta colaboração inédita com a National Geographic CreativeWorks mostrará ao mundo um dos maiores tesouros do Brasil, fortalecendo a imagem do nosso país como um destino de natureza, cultura e sustentabilidade. O Pantanal é um Patrimônio da Humanidade — temos a missão de protegê-lo e compartilhá-lo. Nosso objetivo é posicionar o produto pantanal no mercado internacional para atrairmos mais turistas que queiram explorar nossa fauna e flora de maneira responsável, esse projeto irá inspirar viagens com propósito, evocar conexões emocionais com a beleza selvagem da região e fomentar a valorização da preservação do que temos de mais precioso", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A vice-presidente de Parcerias de Mídia da National Geographic, Nadine Heggie, também destacou a relevância da iniciativa: "Por meio do ‘Safári para os Sentidos’, esta campanha destacará as maravilhas naturais do Brasil de uma forma que ressoa profundamente com nosso público global".

Segundo ela, "Estamos entusiasmados em colaborar com a Embratur para destacar um dos ecossistemas mais notáveis do mundo através da lente da narrativa e da fotografia imersiva".

Apoio e impacto regional

O projeto conta ainda com parcerias estratégicas do Sebrae de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling, a iniciativa amplia a visibilidade internacional do destino:
"O Mato Grosso do Sul está muito feliz em fazer parte desta campanha. É a oportunidade de mostrar ao mundo o bioma mais diverso do planeta, que tem mais de 80% de sua área total conservada. O Pantanal é um lugar maravilhoso para a prática da observação de aves, para a vida selvagem e para uma imersão na cultura pantaneira. Temos certeza de que isso vai fortalecer nossa imagem, nosso posicionamento e, com certeza, nos ajudar a aumentar o fluxo de um turismo qualificado, colocando o nome do Pantanal cada vez mais em evidência no cenário internacional".

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, reforçou o alcance da ação:
"A aprovação desse projeto é um marco para o turismo de Mato Grosso. Estamos falando de uma ação estratégica, com alcance global, que vai posicionar o Pantanal como um dos principais destinos de vida selvagem do mundo. O conselho compreendeu a importância de investir na promoção qualificada, com parceiros que têm credibilidade internacional, como a Embratur e a National Geographic".

A terra da onça-pintada

Reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Sítio do Patrimônio Natural Mundial, o Pantanal é a maior planície alagável tropical do planeta, estendendo-se por cerca de 250 mil km² nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O bioma abriga mais de 4.700 espécies de animais e plantas, incluindo a onça-pintada, a arara-azul e o tamanduá-bandeira.

Além da biodiversidade, o Pantanal guarda um rico mosaico cultural formado por comunidades indígenas, ribeirinhas e pantaneiras tradicionais, que vivem em harmonia com os ciclos de cheias e secas.

Safári para os sentidos

O roteiro da campanha percorreu locais icônicos como a Estrada Parque Transpantaneira, Barão de Melgaço e o Parque Estadual Encontro das Águas, no Mato Grosso, além da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul.

Cada registro buscou traduzir sensações: da luz dourada ao amanhecer ao olhar de uma onça, do cheiro da terra molhada ao sabor do peixe fresco, da textura artesanal às tradições pantaneiras.

O material resultante será divulgado em galerias exclusivas no site da National Geographic, além de publicações no Instagram e Reels imersivos. O conteúdo também será incorporado aos Guias de Destino da revista, com seção especial dedicada ao Brasil e ao Pantanal.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros