A primeira semana de setembro começou com predomínio de sol, baixa umidade relativa do ar e aumento de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, mas a previsão é de mudanças significativas no tempo a partir de quinta-feira (4), com a chegada de uma nova frente fria.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a frente fria, aliada à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, ao transporte de calor e umidade e ao avanço de cavados, deve favorecer a formação de instabilidades já a partir desta terça-feira (2).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para tempestades, com possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60 a 100 km/h) e queda de granizo. Esses fenômenos, no entanto, devem ocorrer em áreas isoladas.
Durante as tardes, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%, índice considerado de atenção.
Na quinta, são esperadas chuvas fracas a moderadas, com chance de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento em áreas mais abrangentes. O avanço da frente fria deve provocar leve queda nas temperaturas, especialmente nas regiões sul, pantaneira e sudoeste.
O Cemtec aponta um contraste térmico entre o sul e o norte do estado. Em cidades como Ponta Porã e Porto Murtinho, a máxima não deve passar de 29°C, enquanto em Aquidauana e Coxim os termômetros podem chegar a 38°C.
Para o sul, cone-sul e Grande Dourados, a previsão é de mínima de 17°C e máxima de 32°C. No sudoeste e Pantanal, as temperaturas devem variar de 17°C a 38°C. Já no leste, bolsão e norte, a mínima será de 18°C e a máxima também pode atingir 38°C.
Em Campo Grande, a variação prevista é de 22°C a máximas entre 33°C e 35°C, com possibilidade de rajadas de vento acima de 50 km/h.
Após a passagem da frente fria, entre a sexta-feira (5) e o feriado de 7 de setembro, a queda nas temperaturas deve ser mais acentuada. Nos municípios da região sul, a mínima prevista é de 10°C.