Mato Grosso do Sul figura entre os estados com menor taxa de pobreza do País. O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), aponta que apenas 1,79% da população sul-mato-grossense vive em domicílios com renda per capita inferior à linha de pobreza, estabelecida em R$ 218 mensais.
O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (27), em Brasília, e avaliou os 26 estados e o Distrito Federal a partir de 100 indicadores distribuídos em 10 pilares estratégicos, que medem a qualidade da gestão pública e o ambiente de desenvolvimento.
De acordo com os dados, apenas três estados registraram índices abaixo de 2%: Santa Catarina (1,65%), Rio Grande do Sul (1,74%) e Mato Grosso do Sul (1,79%).
Avanço em Capital Humano
Além dos indicadores de pobreza, o estado também teve destaque no pilar Capital Humano, subindo 15 posições em relação ao ano anterior e alcançando a vice-liderança nacional, atrás apenas de Santa Catarina.
Nesse eixo, que avalia educação, inserção no mercado de trabalho e impactos sobre a produtividade, MS ficou em 1º lugar no menor número de pessoas desocupadas por longo prazo (dois anos ou mais). Também se manteve em 6º na proporção da população com Ensino Superior e avançou duas posições em qualificação dos trabalhadores, alcançando a 9ª colocação.