Os servidores públicos municipais de Campo Grande terão quatro dias consecutivos de descanso no fim de novembro de 2025. A Prefeitura decidiu transferir o feriado do Dia do Servidor Público, celebrado originalmente em 28 de outubro, para 21 de novembro, uma sexta-feira.
A mudança, oficializada pelo decreto nº 16.364, publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), tem como objetivo emendar a data com o feriado da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, uma quinta-feira.
Com isso, os servidores poderão aproveitar uma folga prolongada de quatro dias, entre 20 (quinta-feira) e 23 (domingo), encerrando o expediente na quarta-feira à noite e retomando apenas na segunda-feira (24).
O decreto estabelece ainda que a alteração não se aplica a unidades e serviços considerados essenciais ao atendimento da população.
“Fica transferida, para o dia 21 de novembro de 2025, a data para comemoração do Dia do Servidor Público Municipal. (...) O disposto neste artigo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população”, diz o texto assinado pela prefeita Adriane Barbosa Nogueira Lopes.
Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um feriado nacional instituído pela Lei nº 14.759/2023. Em 2024, a data passou a ser reconhecida oficialmente em todas as 27 unidades federativas do país pela primeira vez.
Além de homenagear Zumbi dos Palmares, a data propõe um momento de reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo.