Brasil registra recorde de abate de bovinos no segundo trimestre de 2025

IBGE aponta maior volume de carne formal já registrado em um trimestre

Por Redação
22/08/2025 06h04 - Atualizado há 1 dia
Brasil registra recorde de abate de bovinos no segundo trimestre de 2025
(Créditos: Reprodução)

O Brasil registrou um novo recorde no abate de bovinos no segundo trimestre de 2025. De acordo com dados preliminares divulgados pelo IBGE, foram 10,4 milhões de cabeças abatidas, o maior número já contabilizado para um trimestre. A produção de carne formal chegou a 2,635 milhões de toneladas no período, consolidando também um volume histórico nos seis primeiros meses do ano.

Este é o quarto ano consecutivo de crescimento no número de animais abatidos e na produção nacional de carne no primeiro semestre. Por outro lado, o peso médio dos animais abatidos caiu pelo terceiro ano seguido.

Segundo análise da equipe do Cepea, essa redução não deve ser entendida como “queda de produtividade”, mas como reflexo da mudança no perfil dos animais abatidos. A forte demanda da China nas exportações brasileiras tem incentivado o abate de novilhos e novilhas jovens, com cerca de dois anos, que pesam menos do que bois mais velhos, o que puxa a média geral para baixo.

Além disso, o abate de vacas também tem sido significativo. Essa categoria, responsável por oferecer carne “mais barata” ao mercado interno, contribui para o aumento do volume total de produção.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros