Últimas finais dos Jogos Escolares de MS coroam campeões no basquete, handebol e vôlei de praia

Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Bela Vista e Campo Grande sobem ao topo do pódio

Por Redação
11/08/2025 11h17 - Atualizado há 2 semanas
Últimas finais dos Jogos Escolares de MS coroam campeões no basquete, handebol e vôlei de praia
(Créditos: Divulgação)

O último bloco dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul chegou ao fim neste domingo (10), com as últimas finais realizadas nas modalidades vôlei de praia, basquetebol e handebol. A competição teve início em 25 de maio e, ao longo de suas etapas, reuniu atletas de diversas cidades em disputas de natação, xadrez, judô, badminton, ginástica artística, tênis de mesa, wrestling, karatê, atletismo, voleibol, futsal (1ª e 2ª divisões), além do basquetebol, handebol (1ª e 2ª divisões) e vôlei de praia.

No basquete, Dourados garantiu o título da primeira divisão no feminino, enquanto Ponta Porã levou a melhor no masculino. No handebol, Aquidauana dominou e ficou com a primeira colocação em ambos os naipes. Já no vôlei de praia masculino da Série Ouro, Bela Vista subiu ao topo do pódio; no feminino, a medalha de ouro foi conquistada por dupla de Campo Grande.

Representando Bela Vista, Brayan Quintana, 13 anos, e João Vitor Ossuna da Rosa, 14 anos, venceram todas as partidas na caminhada até o título. Praticante de vôlei há quatro anos, João Vitor descreveu a conquista: “Foi incrível! Conquistamos o Campeonato Estadual ficando em primeiro lugar em todos os jogos que disputamos, ganhamos todos. Apesar de a rotina de treinos ser cansativa, vale muito a pena. O mais importante é praticar o esporte que você gosta, porque isso faz toda a diferença. Vencer os Jogos Escolares foi uma sensação indescritível”.

No handebol feminino, a pivô Imanuelly Cardoso, 14 anos, recebeu o prêmio de melhor jogadora da partida (MVP). Iniciada no esporte em 2023, ela contou que sua inspiração vem do irmão mais velho. “É enorme a felicidade. Vim para cá pensando na minha mãe e consegui dedicar essa vitória a ela. Pela primeira vez, depois de muito tempo treinando, chegamos ao primeiro lugar. Ganhar meu primeiro MVP foi muito especial. Fiquei feliz por esse reconhecimento, por verem que sou capaz e que consigo jogar bem. É uma sensação única”.

O técnico da equipe feminina, o professor de Educação Física Luiz Maique Melo, 32 anos, destacou o amadurecimento das atletas: “No ano passado ficamos em quarto lugar, com derrotas difíceis. Elas souberam absorver isso e trabalhar a parte mental, o que é complicado nessa faixa etária de 12 a 14 anos. Graças ao empenho e à crença no processo, conseguimos a vitória este ano”.

No handebol masculino, Aquidauana chegou ao quinto título na categoria 12 a 14 anos, repetindo os feitos de 2019, 2021, 2023, 2024 e 2025. O professor e técnico Cristio Duarte, que também atua no Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), comentou sobre o trabalho que mantém a equipe no topo.

“Desde 2015 seguimos uma proposta e um método de trabalho voltados para fortalecer a base e buscar resultados em nível nacional. Este ano tivemos uma excelente competição, de alto nível técnico. Para o Brasileiro, vamos continuar aplicando nossa metodologia, unindo familiares e equipe técnica. Temos uma comissão com preparador físico e estamos bem estruturados. Além disso, criamos a Associação Aquidauanense de Handebol, para captar recursos e seguir elevando o nível da modalidade no estado”.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros