Dourados recebe 1º Samu Indígena do país, com equipe bilíngue e atendimento 24h

Equipe de 14 profissionais inclui sete indígenas fluentes em guarani

Por Redação
10/08/2025 08h28 - Atualizado há 2 semanas
Dourados recebe 1º Samu Indígena do país, com equipe bilíngue e atendimento 24h
(Créditos: Reprodução)

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste sábado (9), o Ministério da Saúde inaugurou, em Dourados, o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Indígena do Brasil. A base funciona 24 horas para atender casos de urgência e emergência na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, dentro da Reserva Indígena Aldeia Jaguapiru.

De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto piloto contará com profissionais bilíngues, fluentes em português e guarani, e beneficiará cerca de 25 mil indígenas. Com a nova ambulância, o tempo médio de espera será reduzido pela metade em relação ao atendimento anterior, que era realizado pela unidade do SAMU 192 de Dourados.

Para o custeio do serviço móvel, o governo federal fará repasse anual de R$ 341 mil. A iniciativa integra a estratégia de universalizar o SAMU 192 até o fim de 2026, reforçando, segundo a pasta, o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) em oferecer atendimento “universal, gratuito e culturalmente adequado”.

O município de Dourados já recebe R$ 2,2 milhões anuais para o SAMU 192, valor que mantém a Central de Regulação Urbana (CRU), duas Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias — todas também disponíveis para atender indígenas em situações de urgência e emergência.

A equipe do novo serviço indígena será formada por 14 profissionais: cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Desses, sete são indígenas e falam guarani. Os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência na região, incluindo o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também dispõe de profissionais fluentes no idioma.

O SAMU bilíngue busca facilitar a comunicação entre equipes de saúde e pacientes, reforçando o caráter inclusivo e adaptado do serviço. A base do SAMU 192 Indígena também adota nomes em guarani para cada ambiente.

A entrega oficial foi feita neste sábado pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros