Defesa Civil alerta para frio intenso e Prefeitura reativa Ponto de Apoio nesta sexta-feira (8)

Acolhimentos, refeições e ações integradas serão intensificados durante a queda nas temperaturas

Por Redação
07/08/2025 13h24 - Atualizado há 3 semanas
Defesa Civil alerta para frio intenso e Prefeitura reativa Ponto de Apoio nesta sexta-feira (8)
(Créditos: Divulgação)

A Defesa Civil de Campo Grande emitiu alerta para frio intenso com previsão de queda brusca nas temperaturas a partir desta sexta-feira (8). O domingo (10) deve ser o dia mais gelado, com mínima prevista de 8 °C. Já no sábado (9) e na segunda-feira (11), os termômetros podem marcar entre 10 °C e 11 °C.

Diante da frente fria, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), vai reativar o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, para acolher pessoas em situação de rua durante o período noturno. Esta será a primeira vez, desde o início do projeto Inverno Acolhedor em 28 de maio, que o local funcionará também no fim de semana. O Centro POP também terá atendimento reforçado no sábado e no domingo, com oferta de café da manhã, almoço, lanche da tarde e serviços socioassistenciais.

A abertura do Ponto de Apoio segue os critérios da resolução normativa publicada no Diário Oficial de Campo Grande, que determina o acionamento do protocolo do Inverno Acolhedor sempre que a previsão indicar temperaturas iguais ou inferiores a 12 °C. A medida é baseada em alertas da Defesa Civil Municipal e envolve articulação com a Superintendência de Política de Direitos Humanos e de Proteção Social Especial da SAS.

Essa será a sétima etapa do Ponto de Apoio, que funcionará das 18h às 6h, oferecendo abrigo emergencial a pessoas que não aceitam o acolhimento nas unidades permanentes da Rede de Assistência Social.

Desde o início do projeto, em maio, 905 acolhimentos foram registrados no Ponto de Apoio. Durante as ações, mais de mil marmitas foram entregues, com doações de organizações da sociedade civil, entidades religiosas e produção das merendeiras das unidades de acolhimento. Mesmo durante os dias de temperaturas elevadas, a SAS manteve o reforço nas abordagens às pessoas em situação de rua neste período de inverno.

Além da entrega de cobertores e do mapeamento de locais estratégicos, as equipes respeitam o direito de recusa dos serviços, conforme garante a Constituição Federal. A população pode ajudar informando locais com pessoas em situação de rua pelos números 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469.

Ações integradas

Durante o Inverno Acolhedor, a Prefeitura tem promovido ações complementares com apoio da Funsat, da Emha e da Central do Cadastro Único da SAS. Até o momento, foram 92 atendimentos realizados pela Emha e mais de 60 pela Funsat. Também foram registradas 408 ações complementares e 71 acolhimentos em comunidades terapêuticas para tratamento de dependência química.

“Estamos atentos às previsões meteorológicas junto à Defesa Civil e sempre começamos a organizar as ações com uma semana de antecedência para garantir toda a estrutura de atendimento às pessoas em vulnerabilidade”, pontuou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros