Ponte Bioceânica deve ficar pronta até agosto de 2026

Estrutura que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai) é peça-chave para consolidar a Rota Bioceânica

Por Redação
31/07/2025 17h39 - Atualizado há 4 semanas
Ponte Bioceânica deve ficar pronta até agosto de 2026
(Créditos: Divulgação)

Com 75% das obras concluídas, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que vai ligar Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, segue com previsão de entrega para o segundo semestre de 2026. A informação foi apresentada nesta quinta-feira (31) durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada no município sul-mato-grossense.

A estrutura é considerada estratégica para consolidar o Corredor Rodoviário Bioceânico — também chamado de Corredor de Capricórnio — que conecta os portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina até chegar ao Brasil por Porto Murtinho, com possibilidade futura de acesso a outros terminais na costa leste brasileira.

No lado brasileiro, também estão em andamento as obras de acesso à ponte, que abrangem aproximadamente 13 quilômetros e estão atualmente com 17% de execução. Esse trecho inclui a construção de quatro pontes intermediárias, sendo que uma delas, por atravessar área alagada, terá cerca de 700 metros de extensão. A entrega dessas obras está prevista para o final de 2025.

A reunião contou com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias, que discutiram o andamento da construção e o alinhamento das próximas etapas. O encontro foi presidido pelo ministro-chefe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Daniel Falcon, com a participação do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Bras Felip.

Também estiveram presentes o secretário estadual Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, além de representantes do governo estadual, da Receita Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Itaipu Binacional. Do lado paraguaio, participaram técnicos dos ministérios de Obras e Transportes e integrantes do consórcio PyBra, responsável pela execução da ponte em território paraguaio.

Pela Semadesc, também acompanharam o encontro o secretário-executivo de Qualificação e Trabalho, Esaú Aguiar, e a assessora da Rota Bioceânica, Danniele Paiva.

“Nós estamos, hoje, com 75% das obras concluídas, a previsão é que em agosto de 2026 tenhamos o término da obra da ponte. O cronograma tem corrido normalmente, o que é muito importante”, afirmou Jaime Verruck.

Segundo o secretário, apesar de as obras no lado paraguaio ainda não terem sido iniciadas, a previsão é de que a estrutura esteja pronta no mesmo prazo.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros