Campo Grande ganha terceira Estação de Tratamento de Esgoto e amplia cobertura na região norte

Estação em construção no Jardim Colúmbia terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros por ano e atenderá bairros como Nova Lima, Vida Nova e Jardim Anache

30/07/2025 16h46 - Atualizado há 1 mês
Campo Grande ganha terceira Estação de Tratamento de Esgoto e amplia cobertura na região norte
(Créditos: Divulgação)

A região norte de Campo Grande se prepara para receber um reforço em sua infraestrutura de saneamento. A prefeita Adriane Lopes realizou, nesta quarta-feira (30), uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Botas), em construção no bairro Jardim Colúmbia. Com previsão de entrar em operação em 2025, a unidade será a terceira da Capital e deve ampliar a cobertura do sistema de esgotamento sanitário.

Com capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, a nova estação beneficiará diretamente mais de 12 mil pessoas, atendendo moradores dos bairros Nova Lima, Jardim Colúmbia, Vida Nova e Jardim Anache. Durante a visita, a prefeita destacou os impactos positivos da obra. “Essa estação vai contemplar inúmeros bairros da região norte. Serão mais de 12 mil famílias atendidas com melhorias no tratamento de esgoto, o que representa saúde, dignidade e qualidade de vida para nossa gente”, afirmou Adriane Lopes.

Campo Grande possui atualmente 94% de cobertura de rede de esgoto e trata 100% do que é coletado, por meio da concessionária Águas Guariroba. O diretor-presidente da empresa, Gabriel Buim, ressaltou que os investimentos no setor refletem diretamente na saúde pública. “Há estudos que mostram que, para cada real investido em saneamento, economizamos quatro em saúde. Só nos últimos dois anos, executamos mais de 570 quilômetros de rede em Campo Grande, e agora a região do Nova Lima e adjacências vai contar com uma estação moderna de tratamento”, destacou.

A primeira estação de tratamento de esgoto da cidade foi inaugurada em 2008, a ETE Los Angeles, com capacidade de tratar 1.080 litros por segundo. Em 2012, entrou em funcionamento a ETE Imbirussu, acrescentando mais 120 litros por segundo à capacidade de tratamento da Capital.


FONTE: Por Redação
Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros