A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para 751 vagas em cursos de graduação, com início no segundo semestre de 2025. O processo seletivo é simplificado, onde os candidatos devem informar apenas a média de notas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio, sem taxa de inscrição nem vestibular. As inscrições vão até 31 de julho e o resultado será divulgado em 8 de agosto. Metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas, com cotas específicas para grupos historicamente excluídos.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para o preenchimento de 751 vagas em cursos de graduação com início ainda no segundo semestre de 2025. O processo seletivo é simplificado: não há cobrança de taxa de inscrição nem aplicação de vestibular. Para participar, o candidato deve apenas informar a média aritmética das notas finais de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio do site oficial do PSSI-2025 (Processo Seletivo Simplificado de Ingresso nos Cursos de Graduação da UFGD), acessível neste link: https://encurtador.com.br/iDp3X. O edital completo com as orientações e a lista de cursos pode ser consultado em: https://encurtador.com.br/RFX76.
A seleção será feita com base nas médias informadas pelos candidatos, que deverão ser comprovadas posteriormente no ato da matrícula com o histórico escolar. Caso a média declarada seja diferente da que consta no documento oficial, a matrícula será automaticamente cancelada.
O resultado final será divulgado no dia 8 de agosto. As matrículas estão previstas para começar no dia 11 do mesmo mês, conforme cronograma a ser divulgado por meio de editais específicos. A universidade também oferece programas de auxílio estudantil, bolsas acadêmicas e oportunidades de estágio remunerado.
Vagas e cotas
Das 751 vagas disponíveis, metade é reservada a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa cota, há subdivisões específicas por critérios de renda — até ou acima de um salário mínimo por pessoa — e também por pertencimento a grupos historicamente excluídos.
As vagas reservadas serão direcionadas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD), respeitando proporções conforme o último Censo do IBGE, com base na população de Mato Grosso do Sul.
Cursos com vagas abertas
A oferta contempla 24 cursos de graduação presenciais em diversas áreas do conhecimento. Confira a lista completa: