Biblioteca Estadual inicia semana de atividades lúdicas para crianças

Atividades seguem até sábado com oficinas, cinema, games e teatro

Por Redação
22/07/2025 06h59 - Atualizado há 1 mês
Biblioteca Estadual inicia semana de atividades lúdicas para crianças
(Créditos: Divulgação)
Resumo IA | MSConecta Tudo que você precisa saber — de forma rápida.
Ver agora

O projeto "Férias na Biblioteca" começou em 21 de agosto na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande, oferecendo uma semana de atividades educativas para crianças durante o recesso escolar. A programação inclui oficinas de pintura, cinema e contação de histórias, com o objetivo de incentivar o uso do espaço e a interação entre as crianças. O evento é gratuito e ocorre até 26 de agosto, com diversas atividades planejadas, como origami e jogos. Participantes, incluindo crianças de instituições sociais, expressaram alegria e interesse nas atividades.

Começou nesta segunda-feira (21) o projeto Férias na Biblioteca, que oferece uma semana inteira de atividades lúdicas e educativas para crianças durante o recesso escolar na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande. Na abertura, os pequenos participaram de oficina de desenho e pintura com o artista visual Fabrício Martins da Silva e também assistiram a um filme no Museu da Imagem e do Som (MIS).

 

Para o coordenador da Biblioteca, Aparecido Melchíades, a iniciativa busca aproximar as crianças do espaço. “A gente gosta sempre de organizar esse evento porque ele atrai mais a criançada para a biblioteca, além dos pais, e assim interage mais, as crianças ficam mais à vontade e sempre aprende alguma coisa. Hoje mesmo é oficina de pintura e a gente pode observar a alegria das crianças, é uma coisa muito gratificante de se ver. Tem cinema também no MIS, é uma programação bem interessante, para que as crianças se tornem mais frequentes, frequentadoras da biblioteca”, afirmou.

 

Na oficina de pintura, o artista Fabrício Martins da Silva trabalhou desenhos com formas básicas. “Eu acredito que eles vão entender bem para eles conseguirem desenvolver isso. Como eles forem aprimorando, eles vão desenvolver bem, porque são formas básicas e tem como fazer vários tipos de desenhos com formas básicas. Para mim é ótimo, porque quando a gente estimula a criatividade da criança, seja por desenho, por leitura, ou qualquer forma, a gente está estimulando ela a exercer e a funcionalidade da criatividade dela, a ajuda a aprimorar a coordenação motora e vários outros tipos de coisa que vão ajudar elas futuramente”.

 

O contador Gilson Cabral levou os filhos Guilherme, de sete anos, e Gustavo, de cinco, para participar. “É super importante porque eles ficariam muito assistindo vídeos, filmes, né? Então, pelo menos traz alguém pra atividades lúdicas, se envolver com outras crianças, pra distrair um pouco pelo menos”, disse. Guilherme afirmou que gostou de pintar e foi sua primeira vez na biblioteca. Gustavo, mais tímido, disse que gosta de brincar nas férias e ficou feliz por ter ido ao local.

 

A publicitária Naísa Tonon também aproveitou a programação para a filha Olívia, de seis anos. “Minha filha é uma criança que se interessa muito por pintura, por artes em geral e ela é uma criança muito artística e por conta das férias, uma opção de fazer algumas atividades diferentes agora nas férias”.

 

Sheila Kimberley Korsard Izquierda, que veio da Venezuela há dois anos e meio, levou as filhas Ahisamar, de 11 anos, e Alahia Isabela, de sete. “Eu sempre, em férias escolares, eu procuro a maneira de trazer elas às atividades recreativas que oferecem para as crianças. Eu passei procurando, pesquisando o Google, olhando as notícias nos canais, para procurar ler as atividades recreativas para que não fique só com vídeo, tela e na casa”. Ahisamar contou que fez novos amigos no projeto e gosta de desenhar e brincar. Alahia disse que gosta de desenhar e ir ao cinema.

 

Crianças acolhidas pelo Lar Vovó Miloca também participaram. O psicólogo Carlos Henrique de Oliveira Prado explicou que elas vivem na instituição por determinação judicial, após sofrerem negligência familiar, e aguardam reintegração ou adoção. “Elas estão de férias e é um momento para elas se divertirem, experimentarem novas experiências, estarem com outras crianças também interagindo, acho muito bom”. Joana (nome fictício), do 4º ano, disse que gosta de estudar, brincar e pretende aprender “várias coisas, a cultura também” durante o projeto.

 

A programação do Férias na Biblioteca segue até sábado (26), das 14h às 17h, no Memorial da Cultura e Cidadania Apolonio de Carvalho, com atividades gratuitas. Hoje (22) tem oficina de origami e cinema; quarta-feira, oficina de cinema no MIS; quinta-feira, contação de histórias e exibição dos trabalhos de cinema; sexta-feira, tarde de games e filmes; e no sábado, brinquedos infláveis e apresentação teatral.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros