A Caravana da Castração, coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal) da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), segue percorrendo Mato Grosso do Sul e já soma avanços importantes em seus primeiros dias de atuação. Após passar por Miranda, Bodoquena e Bonito, o programa contabiliza 1.010 castrações realizadas, mais de 10.800 cadastros feitos e 5.500 vagas disponibilizadas para a primeira região atendida.
Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o impacto vai além do controle populacional. “Essa marca mostra que nós estamos no caminho certo. A caravana vai muito além do controle populacional. Estamos prevenindo doenças, reduzindo abandono, controlando a natalidade de forma responsável para evitar animais soltos em áreas urbanas, rurais, rodovias, e cuidando da população ao prevenir zoonoses como leishmaniose e outros agravos”.
Segundo ele, o sucesso do projeto se deve à união de esforços entre governo, prefeituras e equipe técnica especializada. “O principal fator é a união de esforços: do Governo do Estado, que viabilizou recursos e estrutura, às prefeituras, que mobilizaram a população, e à equipe técnica especializada. A técnica minimamente invasiva facilita o pós-operatório e permite até 150 cirurgias por dia com alta qualidade. A microchipagem, a roupinha, o medicamento — tudo foi pensado para evitar custos ao tutor e garantir suporte integral”.
Além disso, Carlos destaca o papel essencial dos protetores e entidades civis. “Eles compreenderam que castração é amor e responsabilidade, e é por isso que a Caravana avança de forma tão positiva. Esse serviço precisa ser continuado”.
Em apenas 13 dias, a ferramenta digital criada pela SetDig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) registrou mais de 10.800 cadastros, evidenciando a demanda pelo serviço. “Nossa meta é ousada, mas esse indicador confirma que estamos atingindo o público certo com um serviço de alta demanda”, afirma Carlos.
Para o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, a Caravana simboliza um marco na política de proteção animal. “A Caravana da Castração é uma entrega concreta, que une cuidado aos animais e respeito à população. O serviço gratuito e estruturado vai até onde mais se precisa, em uma ação de amor, responsabilidade e compromisso com a causa animal”.
Com investimento de R$ 5 milhões, a meta do programa é realizar mais de 20 mil castrações em todo o Estado. Além das cirurgias, o projeto inclui microchipagem, cadastro digital e ações educativas, reforçando o compromisso com a saúde única — conceito que integra o bem-estar animal à saúde pública.
Para garantir segurança, municípios sem clínica veterinária contam com um CTI móvel para emergências. Em contrapartida, as prefeituras contempladas devem implementar, em até um ano, um calendário de ações locais de conscientização sobre bem-estar animal.
• Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento dia 20)
• Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento dia 23)
• Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento dia 26)
• Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento dia 31 de julho)
• Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento dia 6)
• Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento dias 9 e 10)
Para participar, é necessário realizar cadastro prévio pelo site www.sigpet.ms.gov.br/.