Pets e a saúde mental: Como animais de estimação podem ajudar no tratamento de transtornos mentais

Animais de estimação podem ajudar tutores no tratamento contra ansiedade e depressão

06/02/2022 00h00 - Atualizado em 14/06/2022 às 23h31

Você sabia que ter um animal de estimação pode trazer benefícios para a saúde mental? Segundo especialistas, cuidar de pets como cães, gatos, hamsters e pássaros aumenta a ocitocina no corpo (substância conhecida como o hormônio do amor) e diminui o nível de estresse do organismo.

De acordo com pesquisa realizada pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com mais de 2 mil tutores, 74% das pessoas que cuidam de animais de estimação afirmaram melhora na saúde mental e 75% observaram esse benefício em amigos ou familiares.

Além de diminuir o sentimento de solidão, ter um pet ajuda na autoestima e aumenta a recorrência de pensamentos positivos. Como terapia complementar, o contato com animais auxilia no tratamento de distúrbios psiquiátricos como a ansiedade e a depressão.

Durante a pandemia, observou-se um aumento na adoção de pets. O isolamento fez com que mais pessoas decidissem buscar a companhia dos animais para ter acesso aos benefícios dessa relação. Segundo estudiosos, acariciar, abraçar e brincar com um animal traz um efeito calmante imediato.

Além disso, a relação de afeto desenvolvida com o animal, o cuidado e o ato de dar e receber carinho alivia o processo depressivo e reduz a ansiedade, já que ter um bichinho de estimação exige uma série de atividades (passear, alimentar, acariciar, brincar, limpar) e tais iniciativas requerem a proatividade dos tutores, o que contribui para uma melhor qualidade de vida.

Não por acaso, no Brasil, nas décadas de 50 e 60, a psiquiatra Nise de Silveira desenvolveu uma forma de terapia assistida que contava com a presença de animais. A médica, ao perceber a facilidade com que os esquizofrênicos se vinculavam aos cães, introduziu essa relação no tratamento. Atualmente, a Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da medicina, fazendo com que pacientes de diversas doenças e síndromes se beneficiem com o contato com os bichos - vantagens essas já vivenciadas e comprovadas por diversos tutores.

Benefícios de conviver com animais:

- Redução de estresse;

- Diminuição da depressão;

- Aumento da autoestima;

- Sentimento de felicidade;

- Liberação de endorfi na;

- Vínculo afetivo;

- Equilíbrio da pressão arterial.


Notícias Relacionadas »