Por Lauren Netto
A última semana de janeiro será chuvosa em todo o Mato Grosso do Sul, de acordo com as previsões meteorológicas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, os próximos dias trarão um alívio no calor em algumas regiões, mas também poderão gerar transtornos para quem circula pelas ruas e estradas do estado.
Na capital, Campo Grande, a segunda-feira (27) já começou com chuvas isoladas e queda na temperatura máxima. A tendência deve se manter até quinta-feira (30), com o céu carregado de nuvens e a persistência das precipitações.
Em outras áreas do estado, como na região norte, os municípios de Coxim e Pedro Gomes terão dias marcados por pancadas de chuva, mas com elevação nas temperaturas máximas, que podem ultrapassar os 34 ºC. Já na região sul, Mundo Novo inicia a semana com chuvas leves e temperaturas variando entre 24 ºC e 31 ºC. A partir de terça-feira (28), as precipitações devem aumentar, enquanto as temperaturas mínimas e máximas começam a cair gradativamente, chegando a 23 ºC e 30 ºC, respectivamente, até o fim do mês.
O Cemtec também destacou uma tendência climática para o trimestre que começa em fevereiro, indicando chuvas ligeiramente abaixo da média histórica no estado. Até lá, os sul-mato-grossenses podem esperar mais um ciclo de dias úmidos para encerrar janeiro.